Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/56805
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Uma aula de pernas para o ar: reflexões sobre ensinar e aprender capoeira nas aulas de educação física |
Título(s) alternativo(s): | A class upside down: reflections on teaching and learning capoeira in physical education classes |
Autor(es): | Admir Soares de Almeida Júnior |
Resumo: | O presente texto apresenta um exercício inicial de reflexão a partir da rememoração e análise de uma narrativa autobiográfica relacionada ao ensino e aprendizagem da capoeira nas aulas de educação física. O texto tem como objetivo constituir-se em um exercício de reflexão sobre os modos e sentidos atribuídos por mim ao processo de planejamento e ensino dessa prática corporal. Para tanto, tomei como referência as contribuições de Benjamin (1994), no tocante aos conceitos de Narrativa e Memória. Além disso, realizei um diálogo com as reflexões e proposições teóricometodológicas de Prado, Seródio, Proença e Rodrigues (2015), relacionadas à Investigação Narrativa em Educação. A retomada da narrativa possibilitou-me rememorar e reconstruir a experiência de prática de ensino de capoeira, fazendo emergir um conjunto de sentidos e modos singulares de narrá-la, configurando-se como um importante dispositivo de reflexão e ressignificação de minha prática docente. |
Abstract: | This text presents an initial exercise of reflection based on the recollection and analysis of an autobiographical narrative related to the teaching and learning of capoeira in physical education classes. The text aims to constitute an exercise of reflection on the ways and meanings attributed by me to the process of planning and teaching this corporal practice. For that, I took as reference the contributions of Benjamin (1994), regarding the concepts of Narrative and Memory. In addition, I carried out a dialogue with the theoretical-methodological reflections and propositions of Prado, Seródio, Proença and Rodrigues (2015), related to Narrative Investigation in Education. Resuming the narrative allowed me to recall and reconstruct the experience of teaching capoeira, giving rise to a set of unique meanings and ways of narrating it, configuring itself as an important device for reflection and redefinition of my teaching practice. |
Assunto: | Narração Educação física e treinamento Capoeira |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | EEF - DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/56805 |
Data do documento: | 2016 |
metadata.dc.url.externa: | http://rbeducacaobasica.com.br/uma-aula-de-pernas-para-o-ar/ |
metadata.dc.relation.ispartof: | Revista Brasileira de Educação Básica |
Aparece nas coleções: | Artigo de Periódico |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Uma aula de pernas para o ar_ reflexões sobre ensinar e aprender capoeira nas aulas de educação física .pdf | 278.78 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.