Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/57120
Tipo: Tese
Título: Religião e escola: as condições de escolarização de estudantes evangélicos em uma escola pública de ensino médio
Autor(es): Marcos Antônio Silva
Primeiro Orientador: Maria Alice Nogueira
Primeiro Coorientador: Glauber Loures de Assis
Primeiro membro da banca : Paulo Agostinho Nogueira Baptista
Segundo membro da banca: Heli Sabino de Oliveira
Terceiro membro da banca: Giseli do Prado Siqueira
Quarto membro da banca: Tania de Freitas Resende
Resumo: Esta tese tem por objetivo conhecer e analisar as condições de escolarização de estudantes evangélicos em uma escola estadual de ensino médio localizada na periferia da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) e marcada pela presença crescente de jovens alunos de crença pentecostal. Foram focalizadas dimensões fundamentais do processo de ensino-aprendizagem, tais como as relações interpessoais entre educadores e educandos, o currículo, as práticas pedagógicas e a sociabilidade entre os pares. A opção metodológica foi por um estudo de caso que abrangeu a observação direta do cotidiano escolar, a aplicação de questionários a docentes e alunos e a realização de entrevistas com um pequeno grupo de estudantes. Os resultados da pesquisa evidenciaram a forte presença de igrejas evangélicas pentecostais no território da escola e seu papel, na comunidade, em áreas como lazer, esporte, cultura e assistência social. Destacaram-se os conflitos entre o pertencimento/prática religiosa dos jovens e a escola pública que se declara laica. Estes conflitos impactam na transmissão dos saberes escolares em sala de aula, na constituição da identidade e da sociabilidade juvenis e nas interações com os pares e os profissionais do ensino.
Abstract: This thesis aims to know and analyze the schooling conditions of evangelical students in a state high school on the outskirts of Belo Horizonte Metropolitan Region (RMBH), with an increasing number of young pentecostal students. We focused on key dimensions of the teaching-learning process, such as the interpersonal relationships between educators and students, the curriculum, the pedagogical practices, and peer socialization. We opted for a case study encompassing the direct observation of school routine, questionnaires with students and teachers, and interviews with a small group of students. Our findings point out a strong presence of Pentecostal evangelical churches in the school territory and their role in the community in areas like leisure, sport, culture, and social assistance. We highlight the conflicts between students’ religious practice/belonging and the public school, which states to be laic. These conflicts impact the transmission of school knowledge in the classroom, the establishment of youth identity and sociability, and the interaction with peers and educational personnel.
Assunto: Educação - Aspectos religiosos
Religião nas escolas públicas
Igreja e educação
Protestantismo
Ambiente escolar
Sociologia educacional
Evangélicos pentecostais
Ribeirão das Neves (MG) - Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/57120
Data do documento: 19-Mai-2023
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARQUIVO DA TESE COMPLETO - Marcos Antônio Silva .pdfTese - Marcos Antônio Silva2.37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.