Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/57120
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Maria Alice Nogueirapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9543227391255854pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Glauber Loures de Assispt_BR
dc.contributor.referee1Paulo Agostinho Nogueira Baptistapt_BR
dc.contributor.referee2Heli Sabino de Oliveirapt_BR
dc.contributor.referee3Giseli do Prado Siqueirapt_BR
dc.contributor.referee4Tania de Freitas Resendept_BR
dc.creatorMarcos Antônio Silvapt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/5581697490282471pt_BR
dc.date.accessioned2023-07-28T11:03:01Z-
dc.date.available2023-07-28T11:03:01Z-
dc.date.issued2023-05-19-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/57120-
dc.description.abstractThis thesis aims to know and analyze the schooling conditions of evangelical students in a state high school on the outskirts of Belo Horizonte Metropolitan Region (RMBH), with an increasing number of young pentecostal students. We focused on key dimensions of the teaching-learning process, such as the interpersonal relationships between educators and students, the curriculum, the pedagogical practices, and peer socialization. We opted for a case study encompassing the direct observation of school routine, questionnaires with students and teachers, and interviews with a small group of students. Our findings point out a strong presence of Pentecostal evangelical churches in the school territory and their role in the community in areas like leisure, sport, culture, and social assistance. We highlight the conflicts between students’ religious practice/belonging and the public school, which states to be laic. These conflicts impact the transmission of school knowledge in the classroom, the establishment of youth identity and sociability, and the interaction with peers and educational personnel.pt_BR
dc.description.resumoEsta tese tem por objetivo conhecer e analisar as condições de escolarização de estudantes evangélicos em uma escola estadual de ensino médio localizada na periferia da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) e marcada pela presença crescente de jovens alunos de crença pentecostal. Foram focalizadas dimensões fundamentais do processo de ensino-aprendizagem, tais como as relações interpessoais entre educadores e educandos, o currículo, as práticas pedagógicas e a sociabilidade entre os pares. A opção metodológica foi por um estudo de caso que abrangeu a observação direta do cotidiano escolar, a aplicação de questionários a docentes e alunos e a realização de entrevistas com um pequeno grupo de estudantes. Os resultados da pesquisa evidenciaram a forte presença de igrejas evangélicas pentecostais no território da escola e seu papel, na comunidade, em áreas como lazer, esporte, cultura e assistência social. Destacaram-se os conflitos entre o pertencimento/prática religiosa dos jovens e a escola pública que se declara laica. Estes conflitos impactam na transmissão dos saberes escolares em sala de aula, na constituição da identidade e da sociabilidade juvenis e nas interações com os pares e os profissionais do ensino.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectReligião e escolapt_BR
dc.subjectEstudantes evangélicos e escolaridadept_BR
dc.subjectCondições de escolarização de alunos evangélicospt_BR
dc.subject.otherEducação - Aspectos religiosospt_BR
dc.subject.otherReligião nas escolas públicaspt_BR
dc.subject.otherIgreja e educaçãopt_BR
dc.subject.otherProtestantismopt_BR
dc.subject.otherAmbiente escolarpt_BR
dc.subject.otherSociologia educacionalpt_BR
dc.subject.otherEvangélicos pentecostaispt_BR
dc.subject.otherRibeirão das Neves (MG) - Educaçãopt_BR
dc.titleReligião e escola: as condições de escolarização de estudantes evangélicos em uma escola pública de ensino médiopt_BR
dc.typeTesept_BR
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARQUIVO DA TESE COMPLETO - Marcos Antônio Silva .pdfTese - Marcos Antônio Silva2.37 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.