Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/57173
Type: Artigo de Periódico
Title: Atividades experimentais e teóricas: um caminho trilhado por estudantes do quinto ano no estudo dos quadriláteros
Other Titles: Experimental and theoretical activities: a path taken students of the fifth year in quadrilateral studies
Authors: Roselene Alves Amâncio
Eliane Scheid Gazire
Abstract: Geralmente, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, privilegiam-se atividades de percepção das formas geométricas e nos anos finais, o ensino de Geometria tende a ser mais teórico. No entanto, é importante que as atividades experimentais e a conceituação estejam presentes em qualquer nível de ensino. Assim, neste artigo apresenta-se e discute-se uma sequência de atividades relativa ao estudo dos quadriláteros que foi realizada por estudantes do quinto ano do Ensino Fundamental. Eles obtiveram as figuras que representavam cada tipo de quadrilátero por meio de dobraduras e recortes, fizeram trabalhos artísticos com essas figuras, exploraram suas propriedades a partir da obtenção dos eixos de simetria, socializaram suas descobertas, depois construíram quadriláteros no geoplano e representaram as construções realizadas no papel pontilhado. A pesquisa evidenciou que é possível e necessário que, desde os anos iniciais, a manipulação, a construção e os desenhos sejam trabalhados de forma articulada com o conhecimento teórico da geometria. Constatou-se, ainda, que as interações e negociações de significados têm papel fundamental no processo de aprendizagem.
Abstract: Generally, at the elementary school early years, activities focused at the perception of geometric forms and in the final years and teaching of geometry tends to be more theoretical. However, it is important that experimental activities and conceptualization be present at any level of education. Thus, in this article we present and discuss a sequence of activities related to the study of quadrilaterals that was carried out by fifth year students of elementary school. They have obtained the figures that represented each type of quadrilateral by means of folds and cutouts, made artistic works with these figures, explored their properties from the symmetry axes, socialized their discoveries, then built quadrilaterals in the geoplan and represented the constructions realized on dotted paper. The research has achieved that manipulation is possible and necessary since the earliest years, so the construction and the drawings be worked in an articulated way with the theoretical knowledge of the geometry. It was also verified that interactions and negotiations of meanings play a fundamental role in the learning process.
Subject: Ensino fundamental
Geometria
Desenho geométrico
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: https:// doi.org/10.26843/rencima.v11i6.1958
URI: http://hdl.handle.net/1843/57173
Issue Date: 2020
metadata.dc.url.externa: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/1958
metadata.dc.relation.ispartof: Revista de Ensino de Ciências e Matemática
Appears in Collections:Artigo de Periódico



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.