Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/57305
Type: Artigo de Periódico
Title: Leitura deleite como espaço de incentivo à leitura e construção do conhecimento
Other Titles: Idelightful reading as a space of motivation to read and construction of knowledge
Authors: Regilane Gava Lovato
Francisca Izabel Pereira Maciel
Abstract: Em um momento conturbado em que vivemos – 2016 – frente à descontinuidade de ações educacionais bem-sucedidas, é oportuno refletirmos, em especial, sobre um programa de formação continuada de professores alfabetizadores: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Este artigo aborda resultados de uma pesquisa realizada em 2014/15, no município de Castelo/ES, com professoras participantes do PNAIC, desde o ano de 2013, com o objetivo de analisar como as professoras do município de Castelo/ES se expressavam sobre suas práticas e saberes docentes, após a formação. Para a coleta dos dados, utilizamos a análise documental, entrevistas semiestruturadas, anotações das reuniões de planejamentos semanais das professoras alfabetizadoras e pesquisa sobre o PNAIC. Neste texto abordaremos a leitura deleite por ser este um dos conhecimentos adquiridos durante a formação, extremamente destacado pelas professoras.
Abstract: In a troubled time facing in 2016 – against discontinuity successful educational activities, it is appropriate to reflect in particular on a continuing education program of literacy teachers: (National Pact for Literacy in the Age One) (PNAIC). This article discusses results of a survey held in 2014/15, in Castelo / ES with the participating teachers of PNAIC since the year 2013, in order to analyze how the teachers in Castelo City/ES were expressed about their practices and teaching knowledge, after that formation. To collect the data, there was used document analysis, interviews semi structured, notes the weekly planning meetings of teachers literacy teachers and research on PNAIC. This paper approaches the enjoyable reading like one of the knowledge acquired during the training, extremely detached by teachers.
Subject: Professores alfabetizadores -- Formação
Professores -- Formação
Leitura
Incentivo à leitura
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.47249/rba.2016.v1.115
URI: http://hdl.handle.net/1843/57305
Issue Date: 2016
metadata.dc.url.externa: https://revistaabalf.com.br/index.html/index.php/rabalf/article/view/115
metadata.dc.relation.ispartof: Revista Brasileira de Alfabetização
Appears in Collections:Artigo de Periódico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Leitura deleite como espaço de incentivo à leitura e construção do conhecimento.pdf198.82 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.