Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/57311
Type: Artigo de Periódico
Title: Análise de políticas públicas de educação: a importância das narrativas
Other Titles: Analyses of education public action: the importance of narratives
Análisis de políticas públicas de la educación: la importancia de las narrativas
Authors: Marisa Ribeiro Teixeira Duarte
Rosimar de Fátima Oliveira
Abstract: Este artigo analisa a formulação de políticas de educação em contextos de mobilização e organização de diferentes tipos de fóruns (arenas não eleitorais) com o objetivo de intervir no processo legislativo. A pesquisa sintetizou diferentes abordagens teóricas que orientam análises das políticas públicas e as relacionou com a sociologia da ação pública. Em segundo movimento, aportou empiria para demonstrar como, nos [poucos] períodos onde arenas não eleitorais foram associadas ao funcionamento das instituições clássicas da democracia, ocorreram processos decisórios mais participativos nos legislativos.  O estudo concluiu sobre a importância das narrativas de políticas públicas na construção de arenas não eleitorais, de coalizões governamentais e de defesa.
Abstract: This paper analyses policy making of education towards the mobilization and organization of different types of forum (non-electoral arenas); with the intention of intervene at the legislative procedures. The research was synthesized to different theoretical approaches that directed the analyses of public policies and associated them to the public action of sociology. Furthermore, by taking empirical inputs from the revision of the literature in order to demonstrate how, in the [short] periods where nonelectoral arenas were associated to the operative of democracy classic institutions. The study concluded that narratives of education policy to organize non-electoral arenas, government coalitions and advocacy coalitions are important.
Subject: Educação
Brasil
Políticas públicas
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR
FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.5212/retepe.v.3.006
URI: http://hdl.handle.net/1843/57311
Issue Date: 2018
metadata.dc.url.externa: https://revistas.uepg.br/index.php/retepe/article/view/10810
metadata.dc.relation.ispartof: Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa
Appears in Collections:Artigo de Periódico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Análise de políticas públicas de educação_ a importância das narrativas.pdf324.67 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.