Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/57322
Type: Artigo de Periódico
Title: A cidade como espaço de aprendizagem: educação e mobilidade na formação docente
Other Titles: The city as a learning space: education and mobility in teacher education
La ciudad como espacio de aprendizaje: educación y movilidad en la formación docente
Authors: Simone de Lucena Ferreira
Eliane Schlemmer
Eucidio Pimenta Arruda
Abstract: Este artigo apresenta parte de uma pesquisa, em andamento, financiada pelo Edital CAPES/FAPITEC/SE N° 10/2016 - Programa de Estímulo a Mobilidade e ao Aumento da Cooperação Acadêmica da Pós-Graduação em Sergipe. Esta pesquisa, desenvolvida em rede, tem como finalidade a promoção de ações colaborativas e cooperativas, na perspectiva da compreensão sobre como a cidade pode se constituir em espaços de convivência híbridos e multimodais de aprendizagem no âmbito da gamificação na educação na era da mobilidade. Participam desta investigação três universidades brasileiras Universidade Federal de Sergipe (UFS), Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e seus respectivos programas de pós-graduação, linhas e grupos de pesquisa. Como resultado, parcial, observamos um gap existente entre o mundo das crianças e adolescentes e o mundo da escola (o que envolve a formação docente em diferentes níveis), que apesar de seu caráter histórico, precisa problematizar as dimensões da instabilidade tecnológica vivenciadas pela juventude.
Abstract: This paper presents part of an ongoing research, funded by the CAPES/ FAPITEC-SE n.10/2016 – through a program that promotes academic mobility of scholars and increase academic cooperation of post-graduate programs in Sergipe. This research, developed in a network, aims at promoting collaborative and cooperative actions, with the perspective of understanding how the city can be made up in hybrid and multimodal learning spaces into the research scope of gamification in education in the era of mobility. Three Brazilian universities; Universidade Federal de Sergipe (UFS); Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS); Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), and their respective Graduate Programs of Education participate in this research. As partial results of this investigation, we observe a gap between the world of children and teenagers and the world of school (that involves teacher education at different levels), which despite its historical character, needs to problematize the dimensions of technological instability experienced by youth.
Subject: Educação
Inovações educacionais
Gamificação
Educadores - Formação
Professores - Formação
Tecnologia educacional
Comunidade e escola
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/57322
Issue Date: Dec-2018
metadata.dc.url.externa: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/10214
metadata.dc.relation.ispartof: Revista Tempos e Espaços em Educação
Appears in Collections:Artigo de Periódico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A cidade como espaço de aprendizagem educação e mobilidade na formação docente.pdf294.74 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.