Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/57720
Tipo: Monografia (especialização)
Título: "Na quebrada" com os alunos: discutindo igualdade racial na escola
Autor(es): Márcio Januário Pereira
primer Tutor: Francisco André Silva Martins
primer miembro del tribunal : Rodrigo Ednilson de Jesus
Resumen: Neste trabalho, faz-se uma análise de práticas pedagógicas de enfrentamento ao racismo vivenciadas na rede pública municipal de Contagem e Belo Horizonte. Discute-se a importância da escuta dos estudantes e o potencial da literatura como ponte para este diálogo. Destaca-se o componente racial no quadro da desigualdade social brasileira e a importância da Lei 10.639/03, que tornou obrigatório o ensino de história e cultura afro-brasileiras, bem como as barreiras que dificultam sua efetiva implementação nas escolas.
Abstract: This paper analyses some pedagogical practices aimed at confronting racism experienced at Municipal Schools in Contagem and Belo Horizonte. It discusses the importance of listening to the students and the potential of literature as a bridge to this dialogue. Noteworthy is the racial component in the context of Brazilian social inequality and the importance of Law 10.639/03, which made the teaching of History and African-Brazilian Culture compulsory, as well as the barriers that hinder their effective implementation in public schools.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Políticas de Promoção da Igualdade Racial na Escola
Tipo de acceso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/57720
Fecha del documento: 9-abr-2016
Aparece en las colecciones:Especialização em Políticas de Promoção da Igualdade Racial na Escola

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Márcio Januário Pereira.pdf830.27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons Creative Commons