Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/57720
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Francisco André Silva Martins | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2890928940628865 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Rodrigo Ednilson de Jesus | pt_BR |
dc.creator | Márcio Januário Pereira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-08-11T11:13:56Z | - |
dc.date.available | 2023-08-11T11:13:56Z | - |
dc.date.issued | 2016-04-09 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/57720 | - |
dc.description.abstract | This paper analyses some pedagogical practices aimed at confronting racism experienced at Municipal Schools in Contagem and Belo Horizonte. It discusses the importance of listening to the students and the potential of literature as a bridge to this dialogue. Noteworthy is the racial component in the context of Brazilian social inequality and the importance of Law 10.639/03, which made the teaching of History and African-Brazilian Culture compulsory, as well as the barriers that hinder their effective implementation in public schools. | pt_BR |
dc.description.resumo | Neste trabalho, faz-se uma análise de práticas pedagógicas de enfrentamento ao racismo vivenciadas na rede pública municipal de Contagem e Belo Horizonte. Discute-se a importância da escuta dos estudantes e o potencial da literatura como ponte para este diálogo. Destaca-se o componente racial no quadro da desigualdade social brasileira e a importância da Lei 10.639/03, que tornou obrigatório o ensino de história e cultura afro-brasileiras, bem como as barreiras que dificultam sua efetiva implementação nas escolas. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Políticas de Promoção da Igualdade Racial na Escola | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ | * |
dc.subject | Promoção da igualdade racial | pt_BR |
dc.subject | Identidade | pt_BR |
dc.subject | Experiências docentes | pt_BR |
dc.title | "Na quebrada" com os alunos: discutindo igualdade racial na escola | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Políticas de Promoção da Igualdade Racial na Escola |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Márcio Januário Pereira.pdf | 830.27 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License