Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/57720
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Francisco André Silva Martinspt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2890928940628865pt_BR
dc.contributor.referee1Rodrigo Ednilson de Jesuspt_BR
dc.creatorMárcio Januário Pereirapt_BR
dc.date.accessioned2023-08-11T11:13:56Z-
dc.date.available2023-08-11T11:13:56Z-
dc.date.issued2016-04-09-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/57720-
dc.description.abstractThis paper analyses some pedagogical practices aimed at confronting racism experienced at Municipal Schools in Contagem and Belo Horizonte. It discusses the importance of listening to the students and the potential of literature as a bridge to this dialogue. Noteworthy is the racial component in the context of Brazilian social inequality and the importance of Law 10.639/03, which made the teaching of History and African-Brazilian Culture compulsory, as well as the barriers that hinder their effective implementation in public schools.pt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho, faz-se uma análise de práticas pedagógicas de enfrentamento ao racismo vivenciadas na rede pública municipal de Contagem e Belo Horizonte. Discute-se a importância da escuta dos estudantes e o potencial da literatura como ponte para este diálogo. Destaca-se o componente racial no quadro da desigualdade social brasileira e a importância da Lei 10.639/03, que tornou obrigatório o ensino de história e cultura afro-brasileiras, bem como as barreiras que dificultam sua efetiva implementação nas escolas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Políticas de Promoção da Igualdade Racial na Escolapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectPromoção da igualdade racialpt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectExperiências docentespt_BR
dc.title"Na quebrada" com os alunos: discutindo igualdade racial na escolapt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Políticas de Promoção da Igualdade Racial na Escola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Márcio Januário Pereira.pdf830.27 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons