Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/57723
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Práticas pedagógicas desenvolvidas para consolidação da Lei 10.639/03 em duas redes públicas da RMBH
Autor(es): Lucimeire Gonçalves Andrade
Primeiro Orientador: Francisco André Silva Martins
Primeiro membro da banca : Rodrigo Edmilson de Jesus
Resumo: O trabalho se dedica à análise das dificuldades na implantação da Lei 10.639/03, nas escolas públicas em que atuo como professora de História, nos municípios de São José da Lapa e Contagem/MG. Partindo de pressupostos para construção de novos paradigmas, calcados em autores e teóricos que tratam da questão racial no Brasil procurando estabelecer novas práticas pedagógicas para consolidação da Lei nessas escolas, busco romper com a visão eurocêntrica e carregada de estereótipos quando se trata de África, negros e relações étnico-raciais. Percebi ao longo de minha trajetória pessoal e profissional, que as dificuldades para a construção de uma identidade negra são produto do racismo e de uma democracia racial que de fato não existe no Brasil. Observo que a temática para as relações étnico-raciais são desenvolvidas nessas escolas, na maioria das vezes, de forma solitária e isolada, com foco nas datas comemorativas, ficando a cargo dos professores e professoras de História e, poucas vezes, agregando profissionais de outras disciplinas, interessados em abordar e desenvolver a temática.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Políticas de Promoção da Igualdade Racial na Escola
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/57723
Data do documento: 9-Abr-2016
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