Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/57727
Type: Monografia (especialização)
Title: Confraria do texto: encontros para escrita, revisão e reescrita
Authors: Cristiane Martins de Paula Luz
First Advisor: Mayara Nicolau de Paula
First Referee: Maria Cândida Trindade Costa de Seabra
Second Referee: Maurício Sartori Resende
Abstract: Neste trabalho, é apresentado um plano de curso intitulado Confraria do Texto: encontros para escrita, revisão e reescrita, elaborado para estudantes do 2º ano do Ensino Médio. Com base na Metodologia da Aprendizagem Linguística Ativa, fundamentada em Pilati (2017), esta proposta tem como principal objetivo o desenvolvimento de práticas de transformação do conhecimento linguístico implícito do aluno em conhecimento linguístico explícito. O formato do curso é o de uma oficina, na qual estudantes compartilham produções, leituras e promovem revisões. O curso está dividido em cinco unidades, nas quais são mobilizados conceitos de texto, fatores de textualidade e gêneros textuais (unidade 1); que envolvem a abordagem teórica sobre a revisão de texto (unidade 2), as bases para o trabalho com a análise linguística, verbo e vírgula (unidade 3), a análise da coesão e da coerência textuais (unidade 4), e que se encerra com o compartilhamento dos textos entre os estudantes e a realização da revisão desses textos pelos próprios alunos (unidade 5). Finalizada a revisão, parte-se para o momento da reescrita e do compartilhamento da experiência, encerrando-se com a entrega dos certificados aos estudantes. A proposta apresentada trabalha com uma nota única para a oficina, construída com a avaliação dos seguintes eixos: produção textual, oralidade/escuta, tópicos gramaticais e participação. Para a apresentação do conteúdo programático e das atividades a serem desenvolvidas, foram elaborados planos de aula articulados com a parte teórica mobilizada no desenvolvimento deste trabalho. Busca-se com a proposta um processo de ensino-aprendizagem do qual o aluno participe ativamente, com o qual ele identifique a língua em seu sistema. É nesse movimento que os processos de escrita, de leitura e de reescrita e as formas de interlocução ganham nova significação nas práticas escolares.
Subject: Língua portuguesa - Estudo e ensino
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FALE - FACULDADE DE LETRAS
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Gramática da Língua Portuguesa: Reflexão e Ensino
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/57727
Issue Date: 26-Jun-2023
Appears in Collections:Especialização em Gramática e Ensino

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CONFRARIA DO TEXTO Encontros para escrita, revisão e reescrita .pdf7.31 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons