Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/57787
Type: | Dissertação |
Title: | A cultura visual na educação na construção da identidade étnico-racial |
Authors: | Gabriela Guerra de Almeida |
First Advisor: | Luiz Alberto Oliveira Gonçalves |
First Co-advisor: | Francisco Ângelo Coutinho |
First Referee: | José Eustáquio de Brito |
Second Referee: | Eliane Castro Vilassanti |
Third Referee: | Lúcio Aparecido Moreira |
metadata.dc.contributor.referee4: | Rogério Correia da Silva |
metadata.dc.contributor.referee5: | Sandra de Fátima Pereira Tosta Ana Maria Rabelo Gomes |
Abstract: | A Cultura Visual vem ganhando importância a partir do século XX com o desenvolvimento da fotografia, do cinema, da televisão e da internet, de forma que as possibilidades de atuação dos indivíduos como emissores e receptores de informação têm se ampliado. Embora o estudo da imagem e das novas mídias dentro da escola venha ganhando relevância, ele acontece ainda de maneira tímida no que diz respeito a sua potencialidade como recurso didático e como forma de expressão. Este trabalho busca apresentar o percurso de uma pesquisa educacional baseada em artes, cujo objetivo central foi compreender como o desenvolvimento da linguagem visual pode contribuir para a construção de identidades em uma perspectiva plural, tendo em vista o tema do pertencimento étnico-racial da população brasileira e o conteúdo conflituoso vinculado às teorias raciais de cunho biológico. Desenvolveu-se uma oficina de artes visuais com estudantes do Ensino Fundamental e Médio de uma Escola Fazenda situada na região metropolitana de Belo Horizonte, na qual se buscou refletir, por meio do estudo da cultura visual, sobre o papel da interdisciplinaridade (ciências da natureza e ciências sociais) na construção das identidades étnico-raciais no Brasil. |
Abstract: | Visual Culture is becoming increasingly important from the twentieth century with the development of photography, cinema, television and Internet, therefore the possibilities of individuals perform as senders and receivers of information have been expanded. Although the study of the image and new media at school has gain relevance, it still happens very tentatively with regard to its potential as a teaching resource and as a means of expression. This study aims to present the journey of an educational research based on arts, whose main objective was to try to understand how the development of visual language can contribute to the construction of identities in a plural perspective, considering the theme of ethnic and racial origin of Brazilian population and the conflicted content linked to racial theories of biological nature. It was developed a workshop of visual arts with students from elementary and high school in a Farm School located in the metropolitan area of Belo Horizonte, which aimed to reflect, through the study of visual culture on the role of interdisciplinarity (natural sciences and social sciences) in the construction of ethnic and racial identities in Brazil. |
Subject: | Educação Ensino audiovisual Grupos étnicos Multiculturalismo Negros - Identidade racial Educação - Relações étnicas |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social |
Rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/57787 |
Issue Date: | 31-Aug-2015 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
gabriela guerra de almeida.pdf | 92.84 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License