Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/57800
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Atividade investigativa utilizando a paródia para introdução do conteúdo de cinética química
Autor(es): Janaína Alves Carvalho
Primeiro Orientador: Kátia Pedroso Silveira
Primeiro membro da banca : Helen Andrade
Resumo: Este trabalho relata uma proposta de atividade investigativa que utiliza uma paródia na introdução do estudo de Cinética Química. A atividade foi realizada com o total de 39 alunos do segundo ano do Ensino Médio, de uma escola estadual situada em Japaraíba, Minas Gerais. Estes alunos são de duas turmas, uma do curso matutino e a outra do curso noturno. A paródia foi trabalhada nas duas turmas e, em seguida, algumas questões foram discutidas pelos alunos a partir das informações apresentadas na paródia. Os estudantes discutiram as questões em grupos. Na aula seguinte as idéias levantadas foram debatidas entre todos os alunos e a professora. No final do relato apresentamos algumas respostas dadas pelos alunos a duas questões de uma avaliação sobre o tema que foi realizado no final do processo.
Abstract: This paper describes a teaching proposal for research that uses parody as a research activity in the introduction of a content of Chemistry, more precisely in chemical kinetics. The proposal was carried with a total of 39 second year students of high school, a state school located in Japaraíba, Minas Gerais, considering two different classrooms in different shifts. The parodies was applied in the two groups and were later released as open questions that research activity should be discussed from the information contained in the parody. The students discussed the questions on the matter among themselves and with the teacher, reflecting on the content. After applying investigative activity happens to systematize the subject, in order to direct the questioning of the research activity on a path of balance and avoid misconceptions that were running. To get results, was applied to the evaluation with the aim of analyzing the contribution of parody as a pedagogical tool in the differential complementation of investigative teaching.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO
FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Educação em Ciências
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/57800
Data do documento: 18-Dez-2010
Aparece nas coleções:Especialização em Educação em Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Janaina-ENCI[1].pdf234.67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons