Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/57871
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Formação de professores que ensinam matemática no curso Residência Docente |
Título(s) alternativo(s): | Training of teachers who teach mathematics in the Faculty Residence course |
Autor(es): | Roselene Alves Amâncio Ana Rafaela Correia Ferreira |
Resumo: | Neste texto relatamos o trabalho desenvolvido com professores que ensinam Matemática, participantes de um curso de especialização, no período de 2018 a 2020. A formação foi desenvolvida de maneira coletiva, com foco no trabalho escolar, e buscou considerar as experiências e saberes dos professores. O curso contemplou múltiplos processos e formatos: leituras de artigos, dissertações e documentos curriculares; partilha de experiências, preparação de resenhas, elaboração de mapas mentais, elaboração de sequências didáticas, desenvolvimento de projetos, escrita de memorial, desenvolvimento de pesquisas sobre a própria prática e participação em seminários. A partir de dados coletados nos relatórios mensais produzidos pelas professoras orientadoras e pelos memoriais dos residentes sobre as diversas frentes de trabalho desenvolvidas, procuramos evidenciar como o curso contribuiu para o desenvolvimento profissional dos residentes. |
Abstract: | At this paper, we report developed work with teachers who teach Mathematics, participants of a specialization course, in the period 2018 to 2020. The training was developed collectively, focused on school work, and sought to consider the experiences and knowledge of teachers. The course included multiple processes and formats: readings of articles, dissertations and curriculum documents; sharing experiences, preparing reviews, preparing mental maps, preparing didactic sequences, developing projects, writing a memorial, developing research on the practice itself and participating in seminars. We tried to show how the course contributed to the participants' professional development based on data collected in the monthly reports produced by the guiding teachers and by the residents' memorials on the various work fronts developed. |
Assunto: | Professores - Formação Matemática - Estudo e ensino Educação básica |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Identificador DOI: | https://doi.org/10.34019/1984-5499.2021.v23.34552 |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/57871 |
Data do documento: | 2021 |
metadata.dc.url.externa: | https://periodicos.ufjf.br/index.php/revistainstrumento/article/view/34552 |
metadata.dc.relation.ispartof: | Instrumento: Revista de Estudo e Pesquisa em Educação |
Aparece nas coleções: | Artigo de Periódico |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Formação de professores que ensinam matemática no curso Residência Docente.pdf | 201.56 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.