Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/57913
Type: Artigo de Evento
Title: O ensino de medidas de comprimento: uma experiência no estágio curricular
Authors: Débora Evangelista Lima
Adriano Rodrigues de Araújo
Roselene Alves Amâncio
Abstract: Este trabalho apresenta o relato de uma experiência de ensino realizada no âmbito do estágio curricular que foi desenvolvida com duas turmas de quintos anos do Ensino Fundamental no Centro Pedagógico da UFMG. Foram trabalhadas medidas de comprimento utilizando unidades de medidas não convencionais e convencionais, por meio de atividades investigativas que eram compostas de partes práticas e teóricas. Assim, as crianças fizeram várias explorações e refletiram sobre o processo realizado. Os registros, as trocas de ideias realizadas durante as atividades e também nos momentos de discussão com toda a turma nos dão fortes evidências de que as crianças avançaram na aprendizagem de medidas de comprimento. Foi possível verificar o potencial de se proporcionar aos alunos um trabalho investigativo, de forma que eles tenham a oportunidade de desenvolver ideias matemáticas, explorando, raciocinando e explicando suas descobertas. Além disso, ficou evidente que as atividades investigativas podem contribuir para um maior envolvimento dos alunos com a sua própria aprendizagem.
Subject: Matemática - Estudo e ensino
Ensino fundamental
Matemática - Pesquisa
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/57913
Issue Date: 2018
metadata.dc.url.externa: https://app.eventmaster.com.br/event/viiiemem/site/embed/ANAIS.pdf
metadata.dc.relation.ispartof: Encontro Mineiro De Educação Matemática
Appears in Collections:Artigo de Evento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O ensino de medidas de comprimento_uma experiência no estágio curricular.pdf340.97 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.