Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/57954
Tipo: Tese
Título: Memórias e saberes construtivos tradicionais nas comunidades quilombolas do Barro Preto, Boa Vista, Indaiá e Macuco – Minas Gerais
Título(s) alternativo(s): Memories and traditional constructive knowledge in the quilombola communities of Barro Preto, Boa Vista, Indaiá and Macuco – Minas Gerais
Memorie e conoscenze costruttive tradizionali nelle comunità quilombola di Barro Preto, Boa Vista, Indaiá e Macuco - Minas Gerais
Mémoires et savoirs constructifs traditionnels dans les communautés quilombolas de Barro Preto, Boa Vista, Indaiá et Macuco - Minas Gerais
Autor(es): Maxiliano Perdigão dos Santos
Primeiro Orientador: Marco Antônio Penido de Rezende
Primeiro Coorientador: Mariana Petry Cabral
Primeiro membro da banca : Cristiane de Assis Portela
Segundo membro da banca: Márcia Genésia de Sant'Anna
Terceiro membro da banca: Ricardo Ferreira Ribeiro
Quarto membro da banca: Roseane da Conceição Costa Norat
Resumo: No estudo da arquitetura vernácula o conhecimento sobre os saberes construtivos tradicionais desempenha um importante papel que vai além da materialidade edificada, pois através dele temos a oportunidade de conhecer a trajetória histórica e cultural que acompanha essa arquitetura. Sob esta perspectiva histórica, cultural e técnica, a tese apresentada discorre sobre os processos formadores dos saberes construtivos tradicionais das comunidades quilombolas do Barro Preto, Boa Vista, Indaiá e Macuco, localizadas em Minas Gerais. Não obstante a escassez de edificações construídas com a técnica reconhecida como tradicional pelas comunidades – o pau a pique, as pessoas que delas fazem parte têm muito a oferecer sobre o conhecimento acerca dos seus saberes tradicionais. O trabalho teve como objetivo principal ouvir das pessoas dessas comunidades as informações atuais e históricas sobre os processos que caracterizam os seus saberes construtivos tradicionais. A partir de uma metodologia interdisciplinar que se vale dos saberes acadêmicos e populares, a pesquisa foi conduzida, principalmente, por meio de uma abordagem inspirada na sensibilidade etnográfica oriunda da antropologia. Ao final do trabalho é possível afirmar que a adoção dessa metodologia, sem a definição de uma hierarquia entre os campos estudados, se mostrou não apenas eficiente, mas fundamental para a realização deste trabalho. Por meio da construção de camadas de informações ao longo da pesquisa foi possível identificar que: contrariando o senso comum, as pessoas africanas que foram trazidas escravizadas para o Brasil detinham conhecimento técnico em diversas áreas que contribuíram para a formação do país; as comunidades possuem várias pessoas que ainda dominam as técnicas construtivas tradicionais; há interesse de alguns grupos em manter viva a tradição construtiva. Dentre os desafios de preservação dos saberes tradicionais destacam-se: a falta de interesse das novas gerações; o alto custo da madeira adequada para construção; a dificuldade de promover mutirões de construção. Além das informações específicas, foi possível identificar outros campos de pesquisa e extensão universitária em potencial – no mesmo ambiente comunitário, voltados para áreas como a arqueologia, sociologia, antropologia, história, turismo, artes, dentre outras.
Abstract: The understanding concerning traditional constructive know-how plays an important role in vernacular architecture studies. It goes beyond the built materiality itself, because through it we have the opportunity to discern the historical and cultural trajectory that cames with this architecture. From this historical, cultural and technical perspective, the thesis discusses the processes that form the traditional constructive knowledge of the quilombola communities of Barro Preto, Boa Vista, Indaiá and Macuco, located in Minas Gerais - Brazil. Despite the scarcity of constructions built with the technique recognized by communities – which is wattle and daub, the people who are part of them have a lot to offer in terms of knowledge about their traditional know-how. The main objective of the work was to hear from the people of these communities current and historical information about the processes that characterize their know-how in vernacular construction. Based on an interdisciplinary methodology that draws on academic and popular knowledge, the research was conducted, mainly, through an approach inspired by the ethnographic sensibility derived from anthropology. At the end of the work, it is possible to affirm that the adoption of this work methodology, without the definition of a hierarchy between the academic fields studied, proved to be not only efficient, but fundamental for the accomplishment of this work. Through the construction of layers of information throughout the research work, it was possible to identify that: contrary to the common sense, the African people who were brought enslaved to Brazil had technical knowledge in several areas that contributed for the formation of the country; the communities have several people who still master traditional building techniques; some groups are interested in keeping the constructive tradition alive. Among the challenges of preserving traditional knowledge, the following are noteworthy: the lack of interest of the new generations; the high cost of good quality wood suitable for construction; the difficulty in bringing together many people to promote joint construction efforts. In addition to specific information, the work carried out helped to identify other potential fields of research and opportunities for university extension activities – in the same community environment, focused on areas such as archeology, sociology, anthropology, history, tourism, arts, among others.
Assunto: Arquitetura - Brasil - História
Quilombolas
Arquitetura nativa
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: ARQ - ESCOLA DE ARQUITETURA
Curso: Programa de Pós-Graduação em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/57954
Data do documento: 16-Nov-2022
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE-2022_SANTOS-MAXILIANO_Memorias e saberes construtivos tradicionais quilombolas.pdfMemórias e saberes construtivos tradicionais nas comunidades quilombolas do Barro Preto, Boa Vista, Indaiá e Macuco – Minas Gerais24.37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.