Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/57954
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Marco Antônio Penido de Rezendept_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8413549938151614pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Mariana Petry Cabralpt_BR
dc.contributor.referee1Cristiane de Assis Portelapt_BR
dc.contributor.referee2Márcia Genésia de Sant'Annapt_BR
dc.contributor.referee3Ricardo Ferreira Ribeiropt_BR
dc.contributor.referee4Roseane da Conceição Costa Noratpt_BR
dc.creatorMaxiliano Perdigão dos Santospt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7753294586382320pt_BR
dc.date.accessioned2023-08-18T21:31:43Z-
dc.date.available2023-08-18T21:31:43Z-
dc.date.issued2022-11-16-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/57954-
dc.description.abstractThe understanding concerning traditional constructive know-how plays an important role in vernacular architecture studies. It goes beyond the built materiality itself, because through it we have the opportunity to discern the historical and cultural trajectory that cames with this architecture. From this historical, cultural and technical perspective, the thesis discusses the processes that form the traditional constructive knowledge of the quilombola communities of Barro Preto, Boa Vista, Indaiá and Macuco, located in Minas Gerais - Brazil. Despite the scarcity of constructions built with the technique recognized by communities – which is wattle and daub, the people who are part of them have a lot to offer in terms of knowledge about their traditional know-how. The main objective of the work was to hear from the people of these communities current and historical information about the processes that characterize their know-how in vernacular construction. Based on an interdisciplinary methodology that draws on academic and popular knowledge, the research was conducted, mainly, through an approach inspired by the ethnographic sensibility derived from anthropology. At the end of the work, it is possible to affirm that the adoption of this work methodology, without the definition of a hierarchy between the academic fields studied, proved to be not only efficient, but fundamental for the accomplishment of this work. Through the construction of layers of information throughout the research work, it was possible to identify that: contrary to the common sense, the African people who were brought enslaved to Brazil had technical knowledge in several areas that contributed for the formation of the country; the communities have several people who still master traditional building techniques; some groups are interested in keeping the constructive tradition alive. Among the challenges of preserving traditional knowledge, the following are noteworthy: the lack of interest of the new generations; the high cost of good quality wood suitable for construction; the difficulty in bringing together many people to promote joint construction efforts. In addition to specific information, the work carried out helped to identify other potential fields of research and opportunities for university extension activities – in the same community environment, focused on areas such as archeology, sociology, anthropology, history, tourism, arts, among others.pt_BR
dc.description.resumoNo estudo da arquitetura vernácula o conhecimento sobre os saberes construtivos tradicionais desempenha um importante papel que vai além da materialidade edificada, pois através dele temos a oportunidade de conhecer a trajetória histórica e cultural que acompanha essa arquitetura. Sob esta perspectiva histórica, cultural e técnica, a tese apresentada discorre sobre os processos formadores dos saberes construtivos tradicionais das comunidades quilombolas do Barro Preto, Boa Vista, Indaiá e Macuco, localizadas em Minas Gerais. Não obstante a escassez de edificações construídas com a técnica reconhecida como tradicional pelas comunidades – o pau a pique, as pessoas que delas fazem parte têm muito a oferecer sobre o conhecimento acerca dos seus saberes tradicionais. O trabalho teve como objetivo principal ouvir das pessoas dessas comunidades as informações atuais e históricas sobre os processos que caracterizam os seus saberes construtivos tradicionais. A partir de uma metodologia interdisciplinar que se vale dos saberes acadêmicos e populares, a pesquisa foi conduzida, principalmente, por meio de uma abordagem inspirada na sensibilidade etnográfica oriunda da antropologia. Ao final do trabalho é possível afirmar que a adoção dessa metodologia, sem a definição de uma hierarquia entre os campos estudados, se mostrou não apenas eficiente, mas fundamental para a realização deste trabalho. Por meio da construção de camadas de informações ao longo da pesquisa foi possível identificar que: contrariando o senso comum, as pessoas africanas que foram trazidas escravizadas para o Brasil detinham conhecimento técnico em diversas áreas que contribuíram para a formação do país; as comunidades possuem várias pessoas que ainda dominam as técnicas construtivas tradicionais; há interesse de alguns grupos em manter viva a tradição construtiva. Dentre os desafios de preservação dos saberes tradicionais destacam-se: a falta de interesse das novas gerações; o alto custo da madeira adequada para construção; a dificuldade de promover mutirões de construção. Além das informações específicas, foi possível identificar outros campos de pesquisa e extensão universitária em potencial – no mesmo ambiente comunitário, voltados para áreas como a arqueologia, sociologia, antropologia, história, turismo, artes, dentre outras.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentARQ - ESCOLA DE ARQUITETURApt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentávelpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectComunidades quilombolaspt_BR
dc.subjectArquitetura vernáculapt_BR
dc.subjectSaberes construtivospt_BR
dc.subjectEtnoarquiteturapt_BR
dc.subjectSaberes tradicionaispt_BR
dc.subject.otherArquitetura - Brasil - Históriapt_BR
dc.subject.otherQuilombolaspt_BR
dc.subject.otherArquitetura nativapt_BR
dc.titleMemórias e saberes construtivos tradicionais nas comunidades quilombolas do Barro Preto, Boa Vista, Indaiá e Macuco – Minas Geraispt_BR
dc.title.alternativeMemories and traditional constructive knowledge in the quilombola communities of Barro Preto, Boa Vista, Indaiá and Macuco – Minas Geraispt_BR
dc.title.alternativeMemorie e conoscenze costruttive tradizionali nelle comunità quilombola di Barro Preto, Boa Vista, Indaiá e Macuco - Minas Geraispt_BR
dc.title.alternativeMémoires et savoirs constructifs traditionnels dans les communautés quilombolas de Barro Preto, Boa Vista, Indaiá et Macuco - Minas Geraispt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.orcidhttp://orcid.org/0000-0001-9613-1897pt_BR
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TESE-2022_SANTOS-MAXILIANO_Memorias e saberes construtivos tradicionais quilombolas.pdfMemórias e saberes construtivos tradicionais nas comunidades quilombolas do Barro Preto, Boa Vista, Indaiá e Macuco – Minas Gerais24.37 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.