Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/57987
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Os aprendizes são viajantes: identidades metaforizadas de estudantes de inglês de Hong Kong e Belo Horizonte
Título(s) alternativo(s): The learners are travelers: metaphorized identities of English students from Hong Kong and Belo Horizonte
Autor(es): Ronaldo Corrêa Gomes Junior
Resumo: Se as metáforas são um fenômeno cognitivo pelo qual atribuímos sentido ao mundo e a nós mesmos, entender, as identidades e como elas são construídas também pode ser uma questão de metáfora. Este artigo relata uma pesquisa que buscou investigar as identidades de estudantes de inglês da Universidade Federal de Minas Gerais e da City University of Hong Kong por meio da análise das metáforas encontradas em histórias de aprendizagem multimodais. Nesse estudo, dois conjuntos de narrativas foram analisados – um de cada universidade. Os dados revelam que a identidade metaforizada mais frequente nos dois grupos de participantes envolve percursos, caminhos e jornadas, como a do viajante. Conhecer as metáforas que os aprendizes usam para falar sobre aprendizagem de línguas pode ajudar os professores a entender melhor as identidades construídas durante esse processo.
Abstract: If metaphors are a cognitive phenomenon by which we make sense of the world and ourselves, understanding identities and how they are constructed can also be a matter of metaphor. This article reports a research which aimed at investigating the metaphorized identities of English students of the Federal University of Minas Gerais and the City University of Hong Kong by examining the metaphors in multimodal language learning histories. In this study, two narratives datasets were analyzed – one from each university. The data reveals that the most frequent metaphorized identity in both groups of participants involves routes, paths and journeys, such as the traveler. Getting to know the metaphors students use to talk about language learning can help teachers better understand the identities that are constructed during the process.
Assunto: Língua inglesa - Estudo e ensino (Superior) - Falantes estrangeiros - Brasil
Língua inglesa - Estudo e ensino (Superior) - Falantes estrangeiros - Hong Kong
Identidade
Metáfora
Aquisição da segunda linguagem
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FALE - FACULDADE DE LETRAS
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2016v20n40p193
URI: http://hdl.handle.net/1843/57987
Data do documento: 2016
metadata.dc.url.externa: http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/P.2358-3428.2016v20n40p193
metadata.dc.relation.ispartof: Scripta
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