Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/58042
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Uso de simuladores como ferramenta no ensino de conceitos abstratos de Biologia: uma proposição investigativa para o ensino da síntese de proteína
Autor(es): Eliana Aparecida Gregório
Primeiro Orientador: Santer Alvares de Matos
Resumo: São muitas as dificuldades nos processos de ensino e aprendizagem de conceitos na disciplina de Biologia, e as tecnologias de informação possibilitam ao estudante simular, manipular e visualizar processos que na prática seriam difíceis ou impossíveis de serem observáveis, potencializando a compreensão dos conteúdos. Neste trabalho, elaboramos e refletimos sobre uma proposta de atividade com características investigativas a partir da simulação computacional “Expressão Genética- Fundamentos” disponível no projeto Tecnologia no Ensino de Física (PhET), da Universidade do Colorado, e analisamos o engajamento, as contribuições da simulação para outras metodologias, a correlação entre essas duas variáveis e a opinião dos alunos quanto ao roteiro e o uso da simulação nas aulas de Biologia. O presente trabalho foi realizado com 77 alunos de três turmas do primeiro ano de uma escola estadual do município de Divinópolis- MG. Os resultados demonstraram os alunos tiveram um alto engajamento, uma visão positiva para as contribuições da simulação para outras metodologias e a correlação entre as duas variáveis foi positiva e significativa. Para 96%dos alunos o roteiro foi um facilitador para a manipulação e para os 99% dos alunos o uso da simulação nas aulas de Biologia foi bom. Diante dos benefícios que o uso da simulação no processo de ensino e aprendizado sugerimos o uso dessas simulações no ensino de Biologia
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Educação em Ciências
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/58042
Data do documento: 6-Dez-2014
Aparece nas coleções:Especialização em Educação em Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ELIANA GREGORIO.pdf1.14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons