Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/58042
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Santer Alvares de Matospt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7563395102600467pt_BR
dc.creatorEliana Aparecida Gregóriopt_BR
dc.date.accessioned2023-08-22T10:54:05Z-
dc.date.available2023-08-22T10:54:05Z-
dc.date.issued2014-12-06-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/58042-
dc.description.resumoSão muitas as dificuldades nos processos de ensino e aprendizagem de conceitos na disciplina de Biologia, e as tecnologias de informação possibilitam ao estudante simular, manipular e visualizar processos que na prática seriam difíceis ou impossíveis de serem observáveis, potencializando a compreensão dos conteúdos. Neste trabalho, elaboramos e refletimos sobre uma proposta de atividade com características investigativas a partir da simulação computacional “Expressão Genética- Fundamentos” disponível no projeto Tecnologia no Ensino de Física (PhET), da Universidade do Colorado, e analisamos o engajamento, as contribuições da simulação para outras metodologias, a correlação entre essas duas variáveis e a opinião dos alunos quanto ao roteiro e o uso da simulação nas aulas de Biologia. O presente trabalho foi realizado com 77 alunos de três turmas do primeiro ano de uma escola estadual do município de Divinópolis- MG. Os resultados demonstraram os alunos tiveram um alto engajamento, uma visão positiva para as contribuições da simulação para outras metodologias e a correlação entre as duas variáveis foi positiva e significativa. Para 96%dos alunos o roteiro foi um facilitador para a manipulação e para os 99% dos alunos o uso da simulação nas aulas de Biologia foi bom. Diante dos benefícios que o uso da simulação no processo de ensino e aprendizado sugerimos o uso dessas simulações no ensino de Biologiapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Educação em Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectTecnologiaspt_BR
dc.subjectSimuladorpt_BR
dc.subjectEnsino investigativopt_BR
dc.subjectConteúdos abstratospt_BR
dc.titleUso de simuladores como ferramenta no ensino de conceitos abstratos de Biologia: uma proposição investigativa para o ensino da síntese de proteínapt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Educação em Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ELIANA GREGORIO.pdf1.14 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons