Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/58126
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Telenovela como estratégia de educação nutricional no âmbito de uma política pública de acesso à alimentação adequada e saudável
Título(s) alternativo(s): Soap opera as a food and nutritional education strategy in the context of a public policy to promote access to adequate healthy food
Telenovela como estrategia de educación alimentaria y nutricional en el ámbito de una política pública de acceso a la alimentación adecuada y saludable
Autor(es): Jullyane Hott Filgueiras
Isabel Cristina Bento
Simone Cardoso Lisboa Pereira
Maria Flávia Gazzinelli Bethony
Resumo: O presente estudo objetivou analisar a telenovela “O caminho do meio” como estratégia de educação alimentar nutricional e a sua relação com os processos de aprendizagem inventiva e com a produção de novos modos de subjetivação. Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa, com 15 frequentadores de um restaurante popular, por meio de: (1) visualização da telenovela “O caminho do meio”, com duração de 46 minutos; e (2) entrevista individual realizada com um roteiro previamente estruturado. Após gravação, transcrição e análise de conteúdo dos discursos emergiram três categorias: (1) a telenovela e as experiências de vida dos frequentadores do restaurante popular; (2) a telenovela: cenas, personagens e mensagem; (3) novas percepções e tendências relacionadas à alimentação e ao estilo de vida. A experimentação com a telenovela forneceu uma aprendizagem inventiva e a produção de novos modos de subjetivação.
Assunto: Nutrição
Pesquisa qualitativa
Telenovelas
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: ENF - DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.1590/interface.200635
URI: http://hdl.handle.net/1843/58126
Data do documento: 2021
metadata.dc.url.externa: https://www.scielo.br/j/icse/a/jb8br8h93yRjDFXgHRZ6wHq/abstract/?lang=pt#
metadata.dc.relation.ispartof: Interface - Comunicação, Saúde, Educação
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.