Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/58141
Type: Dissertação
Title: Formação de leitores adultos com escolarização irregular e extemporânea
Authors: Luciana Prazeres Silva
First Advisor: Antônio Augusto Gomes Batista
First Co-advisor: Aracy Alves Martins Evangelista
First Referee: Leiva Viana Figueiredo Leal
Second Referee: Isabel Cristina Alves da Silva Frade
Third Referee: Maria da Conceição Ferreira Reis Fonseca
Abstract: Os fatores condicionantes da formação de quatro leitores adultos com escolarização irregular e extemporânea foram analisados nesta dissertação de mestrado. Os sujeitos eram alunos do Ensino Fundamental em um curso para adultos oferecido pela UFMG. A entrevista semi-estruturada foi utilizada para coletar informações sobre a trajetória de formação dos sujeitos. Construiu-se, inicialmente, uma narrativa sobre a formação de cada um. Posteriormente, foi feita uma análise mais ampla ao comparar as quatro trajetórias. Pode-se afirmar que a formação de leitores adultos com escolarização irregular e extemporânea não pode ser atribuída a um único fator. Procurou se, assim, compreender a interdependência de fatores, o que nos permitiu visualizar a singularidade de cada caso. A familiarização, a escolarização, o autodidatismo, a inserção no mercado de trabalho e a participação em movimentos sociais foram os condicionantes interdependentes que mais se destacaram no caso das quatro trajetórias analisadas.
Abstract: The conditioning factors of four adult readers with irregular and extemporaneous schooling were analysed on this master’s degree dissertation. These people were students from the elementary school in a course for adults offered by UFMG. A semi-structured interview was used to get information about these people’s journey. Firstly, a narration about each one was written. Then an analysis was made to compare the adult readers. It’s possible to say that the adult readers formation with irregular and extemporaneous schooling can not be related to only one factor. Then we tried to understand the factor interdependences and this allowed us to see the uniqueness of each case. The familiarization, schooling, self education, worh market insertion and social movement participation were the interdependent conditioning factors that were more showed on the four analysed journey.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/58141
Issue Date: 25-Apr-2003
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FORMACAO_LEITORES_ADULTOS.pdf922.66 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons