Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/58246
Type: Dissertação
Title: O ensino do futevôlei na educação física escolar: criação de uma cartilha para professores
Other Titles: The teaching of footvolley in school physical education: creation of a booklet for teachers.
Authors: Thalles Costa Ferreira
First Advisor: Ivana Montandon Soares Aleixo
First Referee: Katia Lúcia Moreira Lemos
Second Referee: Silvio Ricardo da Silva
Abstract: Observando o cenário atual, percebe-se o grande aumento de práticas esportivas ao ar livre, muito impulsionado pela pandemia do novo Coronavírus. Pessoas foram cerceadas do livre arbítrio de ir e vir por um período, e assim que foram sendo flexibilizadas as restrições de mobilidade urbana, houve bastante procura por essas modalidades pelo fato de não ser em ambiente fechado. E assim, o futevôlei surge como uma válvula de escape na busca da promoção da saúde, envolvendo um bemestar biológico, psicológico, social, cultural e ambiental. O presente estudo teve como objetivo desenvolver e avaliar uma cartilha educativa sobre o futevôlei para professores da Educação Física escolar. A metodologia pautou-se em um estudo qualitativo por meio de aplicação de questionário, com perguntas semiabertas, abertas e fechadas, cuja análise foi a proposta por Bardin (2004). A amostra foi composta por 13 professores integrantes da segunda turma do Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (ProEF), vinculados ao polo da UFMG. A motivação da pesquisa se deu pela carência de estudos, relacionando o futevôlei à Educação Física escolar, pelo aumento expressivo no número de praticantes nos últimos anos e pelo interesse dos alunos em aprender sobre a modalidade. A análise dos dados e resultados da pesquisa comprovam a importância de ter um material específico do futevôlei para que professores possam utilizá-lo como base dentro da sua proposta pedagógica. Ressalta-se a relevância que este estudo e seu produto final pode ter para a área da Educação Física por ser um pioneiro ao tematizar o futevôlei no ambiente educacional.
Abstract: Observing the current scene, one notices the great increase of outdoor sports practices, well impressed by the new Coronavirus pandemic. People were restricted from their free will to come and go for a period, and as soon as urban mobility restrictions were being relaxed, there was a lot of demand for these modalities due to the fact that it was not in a closed environment. And so, footvolley emerges as an escape valve in the pursuit of health promotion, involving biological, psychological, social, cultural and environmental well-being. The present study aimed to develop and evaluate an educational booklet on footvolley for physical education teachers. The methodology was based on a qualitative study through the application of a questionnaire, with semi-open, open and closed questions whose analysis was proposed by Bardin (2004). The sample consisted of 13 teachers from the second group of the Professional Master's Program in Physical Education in the National Network (ProEF), linked to the UFMG pole. The research was motivated by the lack of studies relating footvolley to school Physical Education, by the significant increase in the number of practitioners in recent years and the interest of students in learning about the modality. Data analysis and research results prove the importance of having specific footvolley material so that teachers can use it as a basis within their pedagogical proposal. It is noteworthy the relevant purpose that this study and its final product may have for the field of Physical Education for being a pioneer in thematizing footvolley in the educational environment.
Subject: Esportes
Educação física para crianças
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: EEFFTO - ESCOLA DE EDUCAÇÃO FISICA, FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação Física - Mestrado Profissional
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/58246
Issue Date: 25-May-2023
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_Thalles_ Ferreira_ Versão final .pdf2.11 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.