Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/58258
Type: Monografia (especialização)
Title: A crônica como representação social da realidade: análise das crônicas presentes no livro Português Linguagens 8° e 9º anos
Authors: Nathália Luisa de Souza Henriques
First Advisor: Leiva de Figueiredo Viana Leal
First Referee: Marcelo Chiaretto
Second Referee: Cristiane Dias Gonçalves Paula
Abstract: Este trabalho apresenta uma análise sobre a temática e a abordagem na publicação de crônicas em livros didáticos de Língua Portuguesa do 8º e 9º anos. A literatura é uma arte que tem feito parte da vida das pessoas e possui papeis importantes como o de civilizar, a partir do momento em que o indivíduo passa a compreender o meio, o lugar, a sociedade em que vive. Outra função é a de humanizar, pois quando o homem lê, passa a identificar e entender a comunidade, o corpo social, os seus problemas, seus conflitos e a se colocar no lugar do outro. A crônica é um gênero que apresenta características literárias e jornalísticas, dessa forma, os temas que aborda podem fazer parte da vida das pessoas, do seu cotidiano, assim como situações e momentos que geram uma reflexão ou uma visão diferente, um olhar dramático, romântico ou poético diante do mundo. A pesquisa apontou que autores de livros didáticos selecionam produções literárias para fazerem parte dos livros que organizam para o ensino, não só pelo lugar que determinado artista da crônica ocupa no campo da literatura; mas pela sensibilidade, pelos sentimentos humanos, pela forma com que abordam a generosidade da vida. Os temas levantados revelam que autores de LD são promotores de leitura e de uma visão mais humanizada do mundo.
Subject: Língua portuguesa - Estudo e ensino
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FALE - FACULDADE DE LETRAS
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Língua Portuguesa: Teorias e Práticas de Ensino de Leitura e Produção de Textos
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/58258
Issue Date: 8-Aug-2023
Appears in Collections:Especialização em Língua Portuguesa

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A crônica como representação social da realidade.pdf8.99 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.