Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/58447
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Calor, temperatura e sensação térmica: proposta de atividades para o ensino fundamental a partir de uma atividade investigativa
Autor(es): Adriana Luzia de Morais
Primeiro Orientador: Matheus de Castro e Silva
Resumo: Visando acompanhar um mundo globalizado e tecnológico, a educação também necessita sair dos moldes tradicionais o qual visa mais memorização e atividades mecanizadas. Procurando desenvolver o protagonismo nos estudantes e aproxima-los da ciência epistêmica, faz-se necessário um trabalho que permita aos alunos analisarem e discutirem temas, construindo seus próprios conhecimentos com auxílio do professor e até mesmo de instrumentos como experimentos, práticas, textos e pesquisas. Esse trabalho traz registros, relatos e análises do tema calor, temperatura e sensação térmica em 6 (seis) aulas realizadas na sala de aula, através de uma metodologia investigativa, com uma turma de 20 alunos do sétimo ano do ensino fundamental de uma escola municipal. A sequência das atividades foram: análise de fenômenos da natureza; consolidação das ideias durante a análise da primeira aula; prática com experimentação usando ventilador e água; análise de uma história fictícia sobre elementos que interferem na temperatura; sistematização dos conceitos formulados pelos alunos nas duas últimas atividades; avaliação sobre os temas calor, temperatura e sensação térmica, bem como avaliando as dificuldades e facilidades de cada aula. Foi observado uma dificuldade de participação oral e escrita por parte de alguns alunos. Outros, porém, se sobressaíram nesse quesito apresentando divergências e defesas de ideias, outros respondendo oralmente mais vezes, outros ainda com respostas bem elaboradas. Contudo deve ressaltar também a relativa dificuldade do professor em conduzir os momentos de questionamentos sem interferência direta nas respostas dos alunos, além de certa frustração quando uma atividade tomava direção diferente do planejado e até mesmo quando resultados não saíram como esperado.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Educação em Ciências
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/58447
Data do documento: 25-Mar-2023
Aparece nas coleções:Especialização em Educação em Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
trabalho final.pdfTrabalho de conclusão de curso355.48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons