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http://hdl.handle.net/1843/58447
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Matheus de Castro e Silva | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1524304388085935 | pt_BR |
dc.creator | Adriana Luzia de Morais | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-09-05T14:58:27Z | - |
dc.date.available | 2023-09-05T14:58:27Z | - |
dc.date.issued | 2023-03-25 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/58447 | - |
dc.description.resumo | Visando acompanhar um mundo globalizado e tecnológico, a educação também necessita sair dos moldes tradicionais o qual visa mais memorização e atividades mecanizadas. Procurando desenvolver o protagonismo nos estudantes e aproxima-los da ciência epistêmica, faz-se necessário um trabalho que permita aos alunos analisarem e discutirem temas, construindo seus próprios conhecimentos com auxílio do professor e até mesmo de instrumentos como experimentos, práticas, textos e pesquisas. Esse trabalho traz registros, relatos e análises do tema calor, temperatura e sensação térmica em 6 (seis) aulas realizadas na sala de aula, através de uma metodologia investigativa, com uma turma de 20 alunos do sétimo ano do ensino fundamental de uma escola municipal. A sequência das atividades foram: análise de fenômenos da natureza; consolidação das ideias durante a análise da primeira aula; prática com experimentação usando ventilador e água; análise de uma história fictícia sobre elementos que interferem na temperatura; sistematização dos conceitos formulados pelos alunos nas duas últimas atividades; avaliação sobre os temas calor, temperatura e sensação térmica, bem como avaliando as dificuldades e facilidades de cada aula. Foi observado uma dificuldade de participação oral e escrita por parte de alguns alunos. Outros, porém, se sobressaíram nesse quesito apresentando divergências e defesas de ideias, outros respondendo oralmente mais vezes, outros ainda com respostas bem elaboradas. Contudo deve ressaltar também a relativa dificuldade do professor em conduzir os momentos de questionamentos sem interferência direta nas respostas dos alunos, além de certa frustração quando uma atividade tomava direção diferente do planejado e até mesmo quando resultados não saíram como esperado. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Educação em Ciências | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ | * |
dc.subject | calor | pt_BR |
dc.subject | temperatura | pt_BR |
dc.subject | sensação térmica | pt_BR |
dc.subject | atividade investigativa | pt_BR |
dc.title | Calor, temperatura e sensação térmica: proposta de atividades para o ensino fundamental a partir de uma atividade investigativa | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Educação em Ciências |
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trabalho final.pdf | Trabalho de conclusão de curso | 355.48 kB | Adobe PDF | View/Open |
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