Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/58447
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Matheus de Castro e Silvapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1524304388085935pt_BR
dc.creatorAdriana Luzia de Moraispt_BR
dc.date.accessioned2023-09-05T14:58:27Z-
dc.date.available2023-09-05T14:58:27Z-
dc.date.issued2023-03-25-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/58447-
dc.description.resumoVisando acompanhar um mundo globalizado e tecnológico, a educação também necessita sair dos moldes tradicionais o qual visa mais memorização e atividades mecanizadas. Procurando desenvolver o protagonismo nos estudantes e aproxima-los da ciência epistêmica, faz-se necessário um trabalho que permita aos alunos analisarem e discutirem temas, construindo seus próprios conhecimentos com auxílio do professor e até mesmo de instrumentos como experimentos, práticas, textos e pesquisas. Esse trabalho traz registros, relatos e análises do tema calor, temperatura e sensação térmica em 6 (seis) aulas realizadas na sala de aula, através de uma metodologia investigativa, com uma turma de 20 alunos do sétimo ano do ensino fundamental de uma escola municipal. A sequência das atividades foram: análise de fenômenos da natureza; consolidação das ideias durante a análise da primeira aula; prática com experimentação usando ventilador e água; análise de uma história fictícia sobre elementos que interferem na temperatura; sistematização dos conceitos formulados pelos alunos nas duas últimas atividades; avaliação sobre os temas calor, temperatura e sensação térmica, bem como avaliando as dificuldades e facilidades de cada aula. Foi observado uma dificuldade de participação oral e escrita por parte de alguns alunos. Outros, porém, se sobressaíram nesse quesito apresentando divergências e defesas de ideias, outros respondendo oralmente mais vezes, outros ainda com respostas bem elaboradas. Contudo deve ressaltar também a relativa dificuldade do professor em conduzir os momentos de questionamentos sem interferência direta nas respostas dos alunos, além de certa frustração quando uma atividade tomava direção diferente do planejado e até mesmo quando resultados não saíram como esperado.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Educação em Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectcalorpt_BR
dc.subjecttemperaturapt_BR
dc.subjectsensação térmicapt_BR
dc.subjectatividade investigativapt_BR
dc.titleCalor, temperatura e sensação térmica: proposta de atividades para o ensino fundamental a partir de uma atividade investigativapt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Educação em Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
trabalho final.pdfTrabalho de conclusão de curso355.48 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons