Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/58577
Type: Artigo de Periódico
Title: Assédio em instituição de ensino pública brasileira: um estudo multidimensional
Other Titles: Harassment in brazilian public educational institution: a multidimensional study
Authors: Fernanda Isoni de Paiva
Kely Cesar Martins de Paiva
Abstract: O objetivo deste estudo foi analisar como servidores públicos de uma instituição de ensino percebem o assédio, numa perspectiva multidimensional. Foram identificados estudos que priorizam diversas faces do fenômeno, como a econômico-organizacional, a institucional-legal e a cultural, além da usualmente priorizada, a interpessoal, que envolve diretamente assediador e assediado. Tais interfaces mostram-se úteis na compreensão do fenômeno no locus observado, tendo em vista peculiaridades do setor público brasileiro, em especial em instituições de ensino. A pesquisa qualitativa pautou-se em dez entrevistas, cujos dados foram submetidos à técnica de análise de conteúdo. Percebeu-se que as raízes do assédio (moral ou sexual) transcendem aspectos pessoais e profissionais na relação assediadorassediado, fazendo-se presentes nos relatos outras dimensões que indicam o quão profundas certas causas podem ser, além de suas conexões entre si, trazendo avanços teórico-conceituais ao estudo do fenômeno, bem como outras contribuições de cunho pragmático. Sublinha-se a necessidade de se repensar e ampliar as responsabilidades organizacionais e institucionais relacionadas ao fenômeno, a partir do (re)conhecimento de outras práticas, semelhantes e/ou diferentes, nos mais diversos contextos organizacionais.
Abstract: The objective of this study was to analyze how public servants of an educational institution perceive harassment from a multidimensional perspective. Studies that prioritize different aspects of the phenomenon were identified, such as economic-organizational, institutional-legal and cultural, in addition to the usually prioritized, interpersonal, which directly involves harassers and harassed people. Such interfaces are useful in the understanding of the phenomenon in the observed locus, taking into account peculiarities of the Brazilian public sector, especially in educational institutions. The qualitative research was guided by ten interviews, whose data were submitted to the content analysis technique. It was noticed that the roots of harassment (moral or sexual) transcend personal and professional aspects in the harasser-harassed relationship, making other dimensions present in the reports that indicate how deep certain causes can be, in addition to their connections with each other, bringing theoretical-conceptual advances in the study of the phenomenon, as well as other contributions of a pragmatic nature. The need to rethink and expand the organizational and institutional responsibilities related to the phenomenon is emphasized, based on knowledge and recognition of other practices, similar and/or different, in the most diverse organizational contexts.
Subject: Dano moral
Assédio sexual
Setor público
Instituições acadêmicas
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/58577
Issue Date: 2020
metadata.dc.url.externa: https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/650
metadata.dc.relation.ispartof: Revista Valore
Appears in Collections:Artigo de Periódico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ASSÉDIO EM INSTITUIÇÃO DE ENSINO PÚBLICA BRASILEIRA_ UM ESTUDO MULTIDIMENSIONAL.pdf487.06 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.