Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/58668
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Militarização das escolas e a narrativa da qualidade da educação
Título(s) alternativo(s): Militarization of schools and the narrative of quality of educacion
Militarización de las escuelas y la narrativa de la calidad de la educación
Autor(es): Daniel Calbino Pinheiro
Rafael Diogo Pereira
Geruza de Fátima Tomé Sabino
Resumen: Por meio de uma pesquisa documental e bibliográfica o trabalho tem por objetivo analisar as concepções e condições para a qualidade manifesta na defesa dos colégios militares e escolas militarizadas. Enquanto resultados mostraremos que por trás do resgate da pedagogia militar da educação, os padrões de qualidade reproduzem a mesma dinâmica dos sistemas de avaliação dos governos anteriores, silenciando ainda as condições materiais que legitimam os supostos desempenhos acadêmicos.
Abstract: Through a documentary and bibliographic research, this work aims to analyze the conceptions and conditions of the quality manifest in the defense of military and militarized schools. As result, it will show that behind the rescue of the pedagogy of teacher authority, quality standards reproduce the same dynamics of the evaluation systems of previous governments, still silencing the material conditions that legitimize the supposed academic performances.
Asunto: Educação básica
Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Identificador DOI: 10.21573/vol35n32019.95957
URI: http://hdl.handle.net/1843/58668
Fecha del documento: 2019
metadata.dc.url.externa: https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/95957/55502
metadata.dc.relation.ispartof: Revista Brasileira de Política e Administração da Educação
Aparece en las colecciones:Artigo de Periódico

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Militarização das escolas e a narrativa da qualidade da educação.pdf5.88 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.