Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/58754
Tipo: Monografia (especialização)
Título: A percepção de aprendizado por parte das gerações baby boomers, X, Y, Z no uso das novas tecnologias de informação e comunicação: Desafios e interesses para a educação corporativa na atualidade.
Autor(es): Raquel de Paula Faria
primer Tutor: Victor Natanael Schwetter Silveira
Resumen: Este estudo teórico-empírico teve com objetivo geral compreender qual é a percepção de aprendizado e de uso das novas tecnologias pelos indivíduos das gerações baby boomers, X, Y, e Z no seu treinamento e desenvolvimento. Para o desenvolvimento desta pesquisa,utilizou-se como metodologia a pesquisa qualitativa,baseada em um questionário com questões estruturadas e opções de resposta do tipo múltipla escolha, aplicado a uma amostra de 315 indivíduos, de diversas faixas etárias,residentes na região Metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais. O instrumento foi baseado no Google Forms, e o link para acesso on-line foi disponibilizado nos meses de novembro de 2019 a maio de 2020. Os dados coletados foram organizados, de forma descritiva e, em seguida, foram verificadas as frequências das respostas, utilizando o Microsoft Excel. Como conclusões, esse estudo permitiu identificar as principais influências e percepções sobre o aprendizado e o acesso às tecnologias por parte de diferentes grupos geracionais pesquisados. Ainda sim, pôde-se identificar e refletir sobre as possíveis necessidades, oportunidades e limitações existentes no meio organizacional quando o assunto é treinamento e desenvolvimento de pessoas na utilização de diferentes recursos e metodologias de ensino para diferentes gerações.
Abstract: This theoretical-empirical study aimed to understand the perception of learning and use of new technologies by individuals of baby boomers, X, Y, and Z generations in their training and development. For the development of this research, it’s used as methodology qualitative research, based on a questionnaire with structured questions and multiple choice response options, applied to a sample of 315 individuals, of different age groups, living in the Metropolitan Region of Belo Horizonte, Minas Gerais. The instrument was based on Google Forms, and the link for online access was made available from November 2019 to May 2020. The collected data were organized descriptively and then the frequencies of the answers were checked using Microsoft Excel. In conclusions, this study showed that identification of the main influences and perceptions on learning and access to technologies by different generational groups surveyed. Still, it was possible to identify and reflect on the possible needs, opportunities and limitations existing in the organizational environment when it comes to training and developing people in different generations.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FACE - FACULDADE DE CIENCIAS ECONOMICAS
Curso: Curso de Especialização em Gestão Estratégica
Tipo de acceso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/58754
Fecha del documento: 22-sep-2020
Aparece en las colecciones:Especialização em Gestão Estratégica

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Monografia Raquel Faria V9 - REVISADA FINAL (2).pdf1.34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons Creative Commons