Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/58795
Type: Artigo de Evento
Title: As concepções de corpo e suas reverberações na ação docente de professores da educação infantil de BH e região metropolitana
Authors: Marlaina Fernandes Roriz
Ana Cristina Carvalho Pereira
Abstract: O corpo no contexto da Educação tem apontado um novo entendimento acerca das relações entre cognição, aprendizagem e Linguagem Corporal. No que diz respeito à Educação Infantil, este diálogo mostra-se ainda mais pertinente, haja vista a importância das experiências corporais para o processo ensino-aprendizagem (BRASIL, 1997; BELO HORIZONTE, 2009). Observa-se, no entanto, que apesar da crescente produção teórica que se dedica a esta abordagem pouco ou quase nada se fala a respeito do corpo do professor neste processo. Desta forma, este artigo faz um recorte sobre as representações sociais identificadas em respostas de oitenta professores da Rede Municipal de Educação Infantil de Belo Horizonte e região Metropolitana, que compuseram o grupo de sujeitos participantes da minha dissertação de mestrado. As concepções de corpo identificadas a partir dos dados coletados indicam possíveis relações com a práxis docente, modos de ensinar e aprender e corporeidade. Os resultados apontam o corpo do professor como lugar transitório, que está em construção e que precisa compreender ainda suas reverberações no contexto da Educação Infantil.
Subject: Educação básica
Linguagem corporal
Professores
Professoras
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU
Rights: Acesso Restrito
URI: http://hdl.handle.net/1843/58795
Issue Date: 2017
metadata.dc.url.externa: https://faeb.com.br/wp-content/uploads/2023/09/Anais-XXVII-ConFAEB-Campo-Grande-2017.pdf
metadata.dc.relation.ispartof: Congresso Nacional da Federação de Arte/Educadores do Brasil
Appears in Collections:Artigo de Evento

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.