Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/58813
Type: Artigo de Periódico
Title: Propostas didáticas para alfabetização de jovens e adultos no Brasil e na Argentina: os programas "brasil alfabetizado" e "encuentro"
Other Titles: Didactic proposals for youth and adult literacy in Brazil and Argentina: the programs “brasil alfabetizado” and “encuentro”
Authors: Silvana Oliveira Biondi
Francisca Izabel Pereira Maciel
Abstract: O artigo objetiva apresentar resultados de análise dos materiais didáticos propostos para alfabetização de pessoas jovens e adultas em dois programas, sendo no Brasil, o Programa Brasil Alfabetizado; na Argentina, o Programa Encuentro. Privilegiou-se neste artigo, analisar a materialidade didática, isto é, os livros didáticos e/ou manuais orientadores das práticas dos alfabetizadores. No Brasil, a análise recaiu sobre um dos livros mais utilizados e avaliado pelo Programa Nacional do Livro Didático para EJA, diferente da Argentina, onde há um livro utilizado na unificada proposta didática do país. A análise permitiu identificar semelhanças e diferenças conceituais de alfabetização e nas orientações de ensino e aprendizagem da escrita e das práticas de leitura e produção textual.
Abstract: The article aims to present results of analysis of the proposed teaching materials for literacy of young people and adults in two programs, in Brazil, the Programa Brasil Alfabetizado; In Argentina, the Programa Encuentro. It was prioritized in this article to analyze the didactic materiality, that is, the textbooks and/or guidelines used by the educators. In Brasil, the analysis fell on one of the most used books, evaluated by the National Textbook Program for Young People and Adults Education, opposite from Argentina, where there is a specific book used on the unified teaching proposal of the country. The analysis made it possible to identify similarities and conceptual differences in literacy and in the teaching and learning guidelines of writing and in the reading practices and textual production.
Subject: Alfabetização de Adultos
Material didático
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.47249/rba.2019.v1.389
URI: http://hdl.handle.net/1843/58813
Issue Date: 2019
metadata.dc.url.externa: https://www.revistaabalf.com.br/index.html/index.php/rabalf/article/view/389
metadata.dc.relation.ispartof: Revista Brasileira de Alfabetização
Appears in Collections:Artigo de Periódico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Propostas didáticas para alfabetização de jovens e adultos no brasil e na argentina.pdf3.34 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.