Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/58833
Tipo: Artigo de Periódico
Título: O programa de escrita inventada na alfabetização de jovens e adultos: uma análise sobre a escrita de palavras
Título(s) alternativo(s): The invented writing program on young and adults literacy: an analysis about word spell
Autor(es): Juliane Gomes de Oliveira
Francisca Izabel Pereira Maciel
Resumen: No âmbito do Grupo de Pesquisas em Alfabetização (GPA/Ceale) e do Programa de Intervenção com a Escrita Inventada, este artigo tem como objetivo analisar esse Programa em adultos não alfabetizados. Trata-se de uma pesquisa pioneira no campo da EJA. Participaram três grupos de estudantes da alfabetização de jovens e adultos e no estudo buscou- se analisar as relações entre a metodologia de escrita colaborativa e seus efeitos na escrita de palavras compostas por sílabas com estrutura silábica (CVCV), (CVV) e (CVVV) pelo Programa de Intervenção com a Escrita Inventada. Os resultados evidenciaram diferenças significativas nos grupos analisados, com progressões nas reflexões metalinguísticas sobre a escrita de palavras em contexto colaborativo.
Abstract: In the scope of the Research Group on Literacy (GPA/CEALE) and of the Intervention Program with Invented writing, this article has as a goal to analyze this Program on non literate adults. It consists of a pioneer research in the fi eld of EJA. In which took part three groups of students of the young and adults literacy program and in the study it was searched to analyze the relations between the collaborative writing methodology and its effects on the spelling of words composed by syllables with syllabic structure of the kind (CVCV), (CVV) and (CVVV) by the Intervention Program with Invented Writing. The results evidenced signifi cant differences within the analyzed groups, with progressions on metalinguistics refl ections about word spelling in collaborative context.
Asunto: Alfabetização de adultos
Alfabetização de jovens e adultos
Educação de jovens e adultos
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.47249/rba.2019.v1.385
URI: http://hdl.handle.net/1843/58833
Fecha del documento: 25-mar-2020
metadata.dc.url.externa: https://revistaabalf.com.br/index.html/index.php/rabalf/article/view/385
metadata.dc.relation.ispartof: Revista Brasileira de Alfabetização
Aparece en las colecciones:Artigo de Periódico

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
O programa de escrita inventada na alfabetização de jovens e adultos.pdf307.18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.