Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/58833
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | O programa de escrita inventada na alfabetização de jovens e adultos: uma análise sobre a escrita de palavras |
Título(s) alternativo(s): | The invented writing program on young and adults literacy: an analysis about word spell |
Autor(es): | Juliane Gomes de Oliveira Francisca Izabel Pereira Maciel |
Resumo: | No âmbito do Grupo de Pesquisas em Alfabetização (GPA/Ceale) e do Programa de Intervenção com a Escrita Inventada, este artigo tem como objetivo analisar esse Programa em adultos não alfabetizados. Trata-se de uma pesquisa pioneira no campo da EJA. Participaram três grupos de estudantes da alfabetização de jovens e adultos e no estudo buscou- se analisar as relações entre a metodologia de escrita colaborativa e seus efeitos na escrita de palavras compostas por sílabas com estrutura silábica (CVCV), (CVV) e (CVVV) pelo Programa de Intervenção com a Escrita Inventada. Os resultados evidenciaram diferenças significativas nos grupos analisados, com progressões nas reflexões metalinguísticas sobre a escrita de palavras em contexto colaborativo. |
Abstract: | In the scope of the Research Group on Literacy (GPA/CEALE) and of the Intervention Program with Invented writing, this article has as a goal to analyze this Program on non literate adults. It consists of a pioneer research in the fi eld of EJA. In which took part three groups of students of the young and adults literacy program and in the study it was searched to analyze the relations between the collaborative writing methodology and its effects on the spelling of words composed by syllables with syllabic structure of the kind (CVCV), (CVV) and (CVVV) by the Intervention Program with Invented Writing. The results evidenced signifi cant differences within the analyzed groups, with progressions on metalinguistics refl ections about word spelling in collaborative context. |
Assunto: | Alfabetização de adultos Alfabetização de jovens e adultos Educação de jovens e adultos |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | FAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Identificador DOI: | https://doi.org/10.47249/rba.2019.v1.385 |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/58833 |
Data do documento: | 25-Mar-2020 |
metadata.dc.url.externa: | https://revistaabalf.com.br/index.html/index.php/rabalf/article/view/385 |
metadata.dc.relation.ispartof: | Revista Brasileira de Alfabetização |
Aparece nas coleções: | Artigo de Periódico |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
O programa de escrita inventada na alfabetização de jovens e adultos.pdf | 307.18 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.