Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/58833
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Juliane Gomes de Oliveira | pt_BR |
dc.creator | Francisca Izabel Pereira Maciel | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-09-21T16:53:11Z | - |
dc.date.available | 2023-09-21T16:53:11Z | - |
dc.date.issued | 2020-03-25 | - |
dc.citation.volume | 1 | pt_BR |
dc.citation.issue | 11 | pt_BR |
dc.citation.spage | 55 | pt_BR |
dc.citation.epage | 78 | pt_BR |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.47249/rba.2019.v1.385 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2446-8584 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/58833 | - |
dc.description.abstract | In the scope of the Research Group on Literacy (GPA/CEALE) and of the Intervention Program with Invented writing, this article has as a goal to analyze this Program on non literate adults. It consists of a pioneer research in the fi eld of EJA. In which took part three groups of students of the young and adults literacy program and in the study it was searched to analyze the relations between the collaborative writing methodology and its effects on the spelling of words composed by syllables with syllabic structure of the kind (CVCV), (CVV) and (CVVV) by the Intervention Program with Invented Writing. The results evidenced signifi cant differences within the analyzed groups, with progressions on metalinguistics refl ections about word spelling in collaborative context. | pt_BR |
dc.description.resumo | No âmbito do Grupo de Pesquisas em Alfabetização (GPA/Ceale) e do Programa de Intervenção com a Escrita Inventada, este artigo tem como objetivo analisar esse Programa em adultos não alfabetizados. Trata-se de uma pesquisa pioneira no campo da EJA. Participaram três grupos de estudantes da alfabetização de jovens e adultos e no estudo buscou- se analisar as relações entre a metodologia de escrita colaborativa e seus efeitos na escrita de palavras compostas por sílabas com estrutura silábica (CVCV), (CVV) e (CVVV) pelo Programa de Intervenção com a Escrita Inventada. Os resultados evidenciaram diferenças significativas nos grupos analisados, com progressões nas reflexões metalinguísticas sobre a escrita de palavras em contexto colaborativo. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Revista Brasileira de Alfabetização | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Escrita colaborativa | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização de jovens e adultos | pt_BR |
dc.subject | Intervenção | pt_BR |
dc.subject | Programa de Escrita Inventada | pt_BR |
dc.subject.other | Alfabetização de adultos | pt_BR |
dc.subject.other | Alfabetização de jovens e adultos | pt_BR |
dc.subject.other | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.title | O programa de escrita inventada na alfabetização de jovens e adultos: uma análise sobre a escrita de palavras | pt_BR |
dc.title.alternative | The invented writing program on young and adults literacy: an analysis about word spell | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.url.externa | https://revistaabalf.com.br/index.html/index.php/rabalf/article/view/385 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0009-0006-3102-1893 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0003-4751-2890 | pt_BR |
Appears in Collections: | Artigo de Periódico |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
O programa de escrita inventada na alfabetização de jovens e adultos.pdf | 307.18 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.