Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/58833
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorJuliane Gomes de Oliveirapt_BR
dc.creatorFrancisca Izabel Pereira Macielpt_BR
dc.date.accessioned2023-09-21T16:53:11Z-
dc.date.available2023-09-21T16:53:11Z-
dc.date.issued2020-03-25-
dc.citation.volume1pt_BR
dc.citation.issue11pt_BR
dc.citation.spage55pt_BR
dc.citation.epage78pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.47249/rba.2019.v1.385pt_BR
dc.identifier.issn2446-8584pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/58833-
dc.description.abstractIn the scope of the Research Group on Literacy (GPA/CEALE) and of the Intervention Program with Invented writing, this article has as a goal to analyze this Program on non literate adults. It consists of a pioneer research in the fi eld of EJA. In which took part three groups of students of the young and adults literacy program and in the study it was searched to analyze the relations between the collaborative writing methodology and its effects on the spelling of words composed by syllables with syllabic structure of the kind (CVCV), (CVV) and (CVVV) by the Intervention Program with Invented Writing. The results evidenced signifi cant differences within the analyzed groups, with progressions on metalinguistics refl ections about word spelling in collaborative context.pt_BR
dc.description.resumoNo âmbito do Grupo de Pesquisas em Alfabetização (GPA/Ceale) e do Programa de Intervenção com a Escrita Inventada, este artigo tem como objetivo analisar esse Programa em adultos não alfabetizados. Trata-se de uma pesquisa pioneira no campo da EJA. Participaram três grupos de estudantes da alfabetização de jovens e adultos e no estudo buscou- se analisar as relações entre a metodologia de escrita colaborativa e seus efeitos na escrita de palavras compostas por sílabas com estrutura silábica (CVCV), (CVV) e (CVVV) pelo Programa de Intervenção com a Escrita Inventada. Os resultados evidenciaram diferenças significativas nos grupos analisados, com progressões nas reflexões metalinguísticas sobre a escrita de palavras em contexto colaborativo.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Brasileira de Alfabetizaçãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEscrita colaborativapt_BR
dc.subjectAlfabetização de jovens e adultospt_BR
dc.subjectIntervençãopt_BR
dc.subjectPrograma de Escrita Inventadapt_BR
dc.subject.otherAlfabetização de adultospt_BR
dc.subject.otherAlfabetização de jovens e adultospt_BR
dc.subject.otherEducação de jovens e adultospt_BR
dc.titleO programa de escrita inventada na alfabetização de jovens e adultos: uma análise sobre a escrita de palavraspt_BR
dc.title.alternativeThe invented writing program on young and adults literacy: an analysis about word spellpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://revistaabalf.com.br/index.html/index.php/rabalf/article/view/385pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0009-0006-3102-1893pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-4751-2890pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Periódico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O programa de escrita inventada na alfabetização de jovens e adultos.pdf307.18 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.