Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/58896
Type: Monografia (especialização)
Title: A atividade experimental em astronomia: um resgate do saber popular e as contribuições para o ensino fundamental
Authors: Elaine de Fátima Nogueira Alves
First Advisor: David Augusto Lopes
First Referee: Ygor Bernardes Santos
Abstract: Neste trabalho será apresentado a interação de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II da rede pública no processo da construção de um relógio solar no próprio pátio da escola utilizando-se de materiais simples, mas com uma técnica didática. Para que essa intervenção de forma prática acontecesse e os alunos pudessem visualizar a teoria, esta foi apresentada em sala de aula e trouxe em momento oportuno o espaço de verbalização desses conhecimentos inexplorados. Durante a roda de conversa tivemos a oportunidade de entender o saber popular que cada aluno possui e como as famílias utilizam-se desse saber sobre Astronomia para o sustento de suas famílias. A referida Escola Estadual está inserida em uma comunidade onde a agricultura é a base do sustento familiar e assim os alunos foram expostos a entendimento através de dados científicos de como a Astronomia é importante nesse processo de plantação e colheita, contribuindo para transformar os conceitos e aplicações dessa Ciência em algo palpável. Durante as trocas de informações com os alunos é importante que todos nessa oportunidade de construção de seu conhecimento entendam e possam avaliar hipóteses acerca de problemas previamente supostos, interligar informações da Astronomia com as ações de seus familiares no plantio e assim oportunizar a aprendizagem de conceitos básicos de Astronomia.
Abstract: In this work, the interaction of students of the 6th year of Elementary School II of the public network in the process of building a sundial in the school yard will be presented, using simple materials, but with a didactic technique. So that this intervention could happen in a practical way and that the students could visualize the theory, it was presented in the classroom and brought in an opportune moment the space for the verbalization of this unexplored knowledge. During the conversation wheel we had the opportunity to understand the popular knowledge that each student has and how families use this knowledge about Astronomy to support their families. The said State School is inserted in a community where agriculture is the basis of family support and so the students were exposed to understanding through scientific data of how Astronomy is important in this process of planting and harvesting, contributing to transform the concepts and applications of this Science into something tangible. During the exchange of information with the students, it is important that everyone in this opportunity to build their knowledge understand and be able to evaluate hypotheses about previously supposed problems, interconnect information from Astronomy with the actions of their family members in planting and thus provide opportunities for learning basic concepts. of Astronomy.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Educação em Ciências
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/58896
Issue Date: 25-Mar-2023
Appears in Collections:Especialização em Educação em Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VERSÃO FINAL CECI TCC.pdf702.45 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons