Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/58922
Type: | Monografia (especialização) |
Title: | Ciência tecnologia e sociedade no ensino de biologia: contribuições de uma sequência de atividades CTS com caráter investigativo para o desenvolvimento das concepções de alunos do 1º ano do ensino médio acerca do uso de células-tronco em pesquisas científicas |
Authors: | Amanda Kelly Lanza Silva |
First Advisor: | Simone de Araujo Esteves Santana |
Abstract: | Neste trabalho, o objetivo é analisar as contribuições de uma sequência de atividades, com foco na abordagem investigativa, para o desenvolvimento das ideias dos alunos do 1º ano do ensino médio sobre a utilização das células-tronco de tecidos adultos, embrionárias e clonagem reprodutiva em pesquisas, especificamente, suas aplicabilidades, possíveis vantagens e desvantagens para a sociedade. A estratégia metodológica deste trabalho refere-se à aplicação de uma sequência didática contendo atividades investigativas oportunizando ao aluno participar de seu processo de aprendizagem em todas as atividades propostas - orais, escritas, de filme e de pesquisa escolar. Antes da sequência didática, foi aplicado um questionário pré-teste para averiguar o conhecimento prévio do aluno a respeito do assunto, seguida de atividades do tipo: questões escritas, roda de discussão, filme, pesquisas bibliográficas, para verificar se houve desenvolvimento das ideias e de atitudes relativas à utilização desse tipo de terapia celular em pesquisas e suas opiniões acerca da aplicabilidade prática desse tipo de biotecnologia na sociedade. Juntamente com a aplicação dos questionários inicial e final. Essas atividades foram utilizadas como registro para coleta de dados, análise e avaliação de resultados obtidos. Alguns aspectos foram considerados, como o conhecimento limitado dos alunos no questionário inicial sobre a diferença entre uma célula-tronco de tecido adulto e embrionária, que ao serem discutidos ao longo das atividades investigativas, observou-se, nas atividades finais, a formação de conceitos e atitudes mais elaboradas e argumentações mais significativas, evidenciando que houve aprendizagem. Embora os resultados sejam promissores, foram constatadas variações de falas e conceitos dos alunos sobre o assunto células-tronco por se tratar de um assunto polêmico e de grande abrangência. Assim, a abordagem CTS de questões dessa natureza é importante para a formação cidadã e para a construção de conhecimentos no ensino de ciências. |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
metadata.dc.publisher.program: | Curso de Especialização em Ensino de Ciências |
Rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/58922 |
Issue Date: | 15-Dec-2015 |
Appears in Collections: | Especialização em Educação em Ciências |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Monografia - Amanda Kelly Lanza Silva.pdf | 321.48 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License