Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/58922
Type: Monografia (especialização)
Title: Ciência tecnologia e sociedade no ensino de biologia: contribuições de uma sequência de atividades CTS com caráter investigativo para o desenvolvimento das concepções de alunos do 1º ano do ensino médio acerca do uso de células-tronco em pesquisas científicas
Authors: Amanda Kelly Lanza Silva
First Advisor: Simone de Araujo Esteves Santana
Abstract: Neste trabalho, o objetivo é analisar as contribuições de uma sequência de atividades, com foco na abordagem investigativa, para o desenvolvimento das ideias dos alunos do 1º ano do ensino médio sobre a utilização das células-tronco de tecidos adultos, embrionárias e clonagem reprodutiva em pesquisas, especificamente, suas aplicabilidades, possíveis vantagens e desvantagens para a sociedade. A estratégia metodológica deste trabalho refere-se à aplicação de uma sequência didática contendo atividades investigativas oportunizando ao aluno participar de seu processo de aprendizagem em todas as atividades propostas - orais, escritas, de filme e de pesquisa escolar. Antes da sequência didática, foi aplicado um questionário pré-teste para averiguar o conhecimento prévio do aluno a respeito do assunto, seguida de atividades do tipo: questões escritas, roda de discussão, filme, pesquisas bibliográficas, para verificar se houve desenvolvimento das ideias e de atitudes relativas à utilização desse tipo de terapia celular em pesquisas e suas opiniões acerca da aplicabilidade prática desse tipo de biotecnologia na sociedade. Juntamente com a aplicação dos questionários inicial e final. Essas atividades foram utilizadas como registro para coleta de dados, análise e avaliação de resultados obtidos. Alguns aspectos foram considerados, como o conhecimento limitado dos alunos no questionário inicial sobre a diferença entre uma célula-tronco de tecido adulto e embrionária, que ao serem discutidos ao longo das atividades investigativas, observou-se, nas atividades finais, a formação de conceitos e atitudes mais elaboradas e argumentações mais significativas, evidenciando que houve aprendizagem. Embora os resultados sejam promissores, foram constatadas variações de falas e conceitos dos alunos sobre o assunto células-tronco por se tratar de um assunto polêmico e de grande abrangência. Assim, a abordagem CTS de questões dessa natureza é importante para a formação cidadã e para a construção de conhecimentos no ensino de ciências.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Ensino de Ciências
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/58922
Issue Date: 15-Dec-2015
Appears in Collections:Especialização em Educação em Ciências

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