Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/59118
Type: Monografia (especialização)
Title: O conceito de autoria e o apagamento do sujeito nas redações nota máxima do ENEM
Authors: Camila Meloni
First Advisor: Helcira Maria Rodrigues de Lima
First Referee: Allana Mátar Figueiredo
Second Referee: Fábio Ávila Arcanjo
Abstract: Autoria é um conceito que é definido tanto pela Base Nacional Comum Curricular, quanto pela Análise do Discurso. Enquanto a primeira a associa ao protagonismo e à criticidade do autor, a segunda a relaciona ao efeito de sentido do texto e à sua coerência. Tendo como objetivo a análise da autoria, presente nos critérios de correção, em três redações nota máxima do ENEM 2019, divulgadas pelo INEP, este artigo objetiva discutir de qual maneira o participante é avaliado neste critério, e como a imposição de um conceito que, para ele, é subjetivo induz a uma escrita limitada. Para isso, serão mobilizados conceitos da Análise do Discurso, da BNCC e as normas de correção da prova, para uma pesquisa cunho qualitativo. Os resultados mostraram que os egressos do Ensino Médio, na prova destinada a eles, são restritos enquanto criatividade por meio de uma correção embasada em critérios que contrariam o que é indicado pela própria base, o que limita a escrita do sujeito e induz à sensação de apagamento.
Subject: Língua portuguesa - Estudo e ensino
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FALE - FACULDADE DE LETRAS
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Língua Portuguesa: Teorias e Práticas de Ensino de Leitura e Produção de Textos
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/59118
Issue Date: 9-Aug-2022
Appears in Collections:Especialização em Língua Portuguesa

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Versão_final_Camila_Meloni_ABNT_final - Revisado (1).pdf977.37 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.