Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/59137
Type: Artigo de Periódico
Title: “Por que aprender a ler?”: afeto e cognição na Educação Infantil
Other Titles: Why learn how to read? affection and cognition in Early Childhood Education
Authors: Isabela Costa Dominici
Maria de Fátima Cardoso Gomes
Vanessa Ferraz Almeida Neves
Abstract: O presente artigo tem como objetivo analisar os sentidos e os significados atribuídos à linguagem escrita na trajetória de duas crianças de 5 anos em uma turma de Educação Infantil. Para a investigação e a análise dos dados, foi realizado um estudo de caso e a observação participante, como anotações em caderno de campo, entrevista com os participantes e videogravação. Fundamentam essa investigação os pressupostos da Psicologia Histórico-Cultural e da Etnografia em Educação. A análise dessas trajetórias permitiu argumentar que os processos de apropriação da linguagem escrita envolvem aspectos cognitivos e afetivos, interação com artefatos culturais e vivências socioculturais.
Abstract: This article aims to analyze the meanings attributed to written language in the journey of two five-year-old children in Early Childhood Education. A participant observation, comprising interviews, notes and video recording, was conducted to investigate and analyze data. The research was guided by the ontological and epistemological perspectives of Cultural-Historical Psychology and Educational Ethnography. The analysis of these children’s journeys makes it possible to claim that the processes of appropriation of the written language involve cognitive and affective aspects, the interaction with cultural artifacts and people, and lived experiences.
Subject: Educação infantil
Afeto (psicologia)
Cognição
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO
FAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.1590/1980-6248-2016-0113
URI: http://hdl.handle.net/1843/59137
Issue Date: 2018
metadata.dc.url.externa: https://www.scielo.br/j/pp/a/8z3cfHmdHQCcF7L4k7HzCGk/?lang=pt
metadata.dc.relation.ispartof: Pro-Posições
Appears in Collections:Artigo de Periódico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
“Por que aprender a ler_”_ afeto e cognição na Educação Infantil.pdf489.62 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.