Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/59313
Tipo: Artigo de Periódico
Título: A transgressão da extensão universitária nas fronteiras do aqui-agora: o ensino-aprendizagem de línguas amanhã e além
Título(s) alternativo(s): The transgression of the university extension across the here-now borders: Languages Teaching-Learning tomorrow and beyond
Autor(es): Valdeni da Silva Reis
Isabela de Oliveira Campos
Carolina Archer
Nathalie Alacoque Barros
Brenda Kelly Lopes do Nascimento
Anna Flávia Souza Martins
Esther Rocha Gomes
Pedro Henrique Domingos
Kely Cristina Silva
Resumo: O objetivo do presente trabalho é analisar a concepção, implementação e desdobramentos de uma ação realizada pelo projeto de extensão “UNISALE Parceria Universidade-Escola”, durante a pandemia de Covid-19 no ano de 2021: o UNISALE Vai Além. Baseamo-nos em pressupostos teóricos da Linguística Aplicada, a partir de uma perspectiva decolonial. Apoiamo-nos, metodologicamente, nos construtos da pesquisa qualitativa interpretativista, lançando mão da análise quantitativa, para apresentar resultados sobre o alcance da ação aqui discutida. Assim, além de questionários, analisamos os relatos escritos pelos professores de línguas que participaram da referida ação. Os resultados indicam que, em tempos conturbados e incertos, a universidade precisa revestir-se de sua vocação e assumir sua responsabilidade social de se abrir para o diálogo e colaboração com a comunidade, indo além ao desafiar as fronteiras do aqui-agora; do perto-longe, de hoje-amanhã.
Abstract: The present article aims to analyze the design, implementation, and implications of UNISALE Goes Beyond, an action carried out by the extension project "UNISALE University-School Partnership” during the Covid-19 pandemic in 2021. The study is based on theoretical assumptions of Applied Linguistics, from a decolonial perspective. Methodologically, it relies on the constructs of interpretive qualitative research and quantitative analysis. The results indicate that, in troubled and uncertain times, the university needs to take on its vocation and not exempt itself from its social responsibility to open up to dialogue and collaboration with the community, going beyond as it challenges the borders of hear-now; near-far; today-tomorrow.
Assunto: Extensão universitária
Descolonização
Linguagem e línguas - estudo e ensino
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FALE - FACULDADE DE LETRAS
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.15210/10.15210/RLE.V25II.4222
URI: http://hdl.handle.net/1843/59313
Data do documento: 21-Dez-2022
metadata.dc.relation.ispartof: Linguagem & Ensino
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.