Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/59313
Type: Artigo de Periódico
Title: A transgressão da extensão universitária nas fronteiras do aqui-agora: o ensino-aprendizagem de línguas amanhã e além
Other Titles: The transgression of the university extension across the here-now borders: Languages Teaching-Learning tomorrow and beyond
Authors: Valdeni da Silva Reis
Isabela de Oliveira Campos
Carolina Archer
Nathalie Alacoque Barros
Brenda Kelly Lopes do Nascimento
Anna Flávia Souza Martins
Esther Rocha Gomes
Pedro Henrique Domingos
Kely Cristina Silva
Abstract: O objetivo do presente trabalho é analisar a concepção, implementação e desdobramentos de uma ação realizada pelo projeto de extensão “UNISALE Parceria Universidade-Escola”, durante a pandemia de Covid-19 no ano de 2021: o UNISALE Vai Além. Baseamo-nos em pressupostos teóricos da Linguística Aplicada, a partir de uma perspectiva decolonial. Apoiamo-nos, metodologicamente, nos construtos da pesquisa qualitativa interpretativista, lançando mão da análise quantitativa, para apresentar resultados sobre o alcance da ação aqui discutida. Assim, além de questionários, analisamos os relatos escritos pelos professores de línguas que participaram da referida ação. Os resultados indicam que, em tempos conturbados e incertos, a universidade precisa revestir-se de sua vocação e assumir sua responsabilidade social de se abrir para o diálogo e colaboração com a comunidade, indo além ao desafiar as fronteiras do aqui-agora; do perto-longe, de hoje-amanhã.
Abstract: The present article aims to analyze the design, implementation, and implications of UNISALE Goes Beyond, an action carried out by the extension project "UNISALE University-School Partnership” during the Covid-19 pandemic in 2021. The study is based on theoretical assumptions of Applied Linguistics, from a decolonial perspective. Methodologically, it relies on the constructs of interpretive qualitative research and quantitative analysis. The results indicate that, in troubled and uncertain times, the university needs to take on its vocation and not exempt itself from its social responsibility to open up to dialogue and collaboration with the community, going beyond as it challenges the borders of hear-now; near-far; today-tomorrow.
Subject: Extensão universitária
Descolonização
Linguagem e línguas - estudo e ensino
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FALE - FACULDADE DE LETRAS
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.15210/10.15210/RLE.V25II.4222
URI: http://hdl.handle.net/1843/59313
Issue Date: 21-Dec-2022
metadata.dc.relation.ispartof: Linguagem & Ensino
Appears in Collections:Artigo de Periódico



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.