Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/59313
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorValdeni da Silva Reispt_BR
dc.creatorIsabela de Oliveira Campospt_BR
dc.creatorCarolina Archerpt_BR
dc.creatorNathalie Alacoque Barrospt_BR
dc.creatorBrenda Kelly Lopes do Nascimentopt_BR
dc.creatorAnna Flávia Souza Martinspt_BR
dc.creatorEsther Rocha Gomespt_BR
dc.creatorPedro Henrique Domingospt_BR
dc.creatorKely Cristina Silvapt_BR
dc.date.accessioned2023-10-09T22:21:20Z-
dc.date.available2023-10-09T22:21:20Z-
dc.date.issued2022-12-21-
dc.citation.volume25pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.citation.spage150pt_BR
dc.citation.epage173pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.15210/10.15210/RLE.V25II.4222pt_BR
dc.identifier.issn1983-2400pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/59313-
dc.description.abstractThe present article aims to analyze the design, implementation, and implications of UNISALE Goes Beyond, an action carried out by the extension project "UNISALE University-School Partnership” during the Covid-19 pandemic in 2021. The study is based on theoretical assumptions of Applied Linguistics, from a decolonial perspective. Methodologically, it relies on the constructs of interpretive qualitative research and quantitative analysis. The results indicate that, in troubled and uncertain times, the university needs to take on its vocation and not exempt itself from its social responsibility to open up to dialogue and collaboration with the community, going beyond as it challenges the borders of hear-now; near-far; today-tomorrow.pt_BR
dc.description.resumoO objetivo do presente trabalho é analisar a concepção, implementação e desdobramentos de uma ação realizada pelo projeto de extensão “UNISALE Parceria Universidade-Escola”, durante a pandemia de Covid-19 no ano de 2021: o UNISALE Vai Além. Baseamo-nos em pressupostos teóricos da Linguística Aplicada, a partir de uma perspectiva decolonial. Apoiamo-nos, metodologicamente, nos construtos da pesquisa qualitativa interpretativista, lançando mão da análise quantitativa, para apresentar resultados sobre o alcance da ação aqui discutida. Assim, além de questionários, analisamos os relatos escritos pelos professores de línguas que participaram da referida ação. Os resultados indicam que, em tempos conturbados e incertos, a universidade precisa revestir-se de sua vocação e assumir sua responsabilidade social de se abrir para o diálogo e colaboração com a comunidade, indo além ao desafiar as fronteiras do aqui-agora; do perto-longe, de hoje-amanhã.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFALE - FACULDADE DE LETRASpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofLinguagem & Ensinopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectExtensão universitáriapt_BR
dc.subjectRelação universidade-escolapt_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagem de línguaspt_BR
dc.subjectDecolonialidade e transgressãopt_BR
dc.subject.otherExtensão universitáriapt_BR
dc.subject.otherDescolonizaçãopt_BR
dc.subject.otherLinguagem e línguas - estudo e ensinopt_BR
dc.titleA transgressão da extensão universitária nas fronteiras do aqui-agora: o ensino-aprendizagem de línguas amanhã e alémpt_BR
dc.title.alternativeThe transgression of the university extension across the here-now borders: Languages Teaching-Learning tomorrow and beyondpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-1497-6800pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-3480-7972pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-1141-5805pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-2568-0623pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-3259-8233pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-4532-5063pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-1118-395Xpt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-9308-0561pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-9850-7595pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Periódico



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.