Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/59333
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Indução profissional: desafios e tensões no contexto de uma política pública |
Autor(es): | Maria Das Graças Nascimento Maria José Batista Pinto Flores Daianne Xavier |
Resumo: | O artigo discute, com base em estudo desenvolvido, a implementação de uma política de acompanhamento de professores dos anos iniciais, ingressantes na rede municipal de ensino do Rio de Janeiro a partir de 2012. Analisam-se as ações de indução profissional docente e sua contribuição para o trabalho, a partir das perspectivas de gestores e professores. Pressupõe-se que a entrada na profissão constitui um momento significativo para a permanência na carreira e o desenvolvimento profissional e parte-se da constatação da necessidade de apoiar o professor iniciante e da carência de políticas de indução. Os relatos reiteram a necessidade de valorização da formação como fator imprescindível na constituição da profissionalidade docente. |
Abstract: | Based on a study developed, the article discusses the implementation of a policy of tutoring for teachers of the initial years, entering the municipal education network of Rio de Janeiro from 2012 on. The actions of professional teacher induction and their contribution for the work are analyzed from the perspectives of managers and teachers. It is assumed that the profession entry is a significant moment for career development and professional development and that the need to support the beginning teacher is as evident as the lack of induction policies. The reports reiterate the need to value training as an essential factor in the constitution of teaching professionalism. |
Assunto: | Educação Professores Professores - Formação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | FAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/59333 |
Data do documento: | 2019 |
metadata.dc.url.externa: | http://www.curriculosemfronteiras.org/vol19iss1articles/nascimento-flores-xavier.html |
metadata.dc.relation.ispartof: | Currículo Sem Fronteiras |
Aparece nas coleções: | Artigo de Periódico |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Indução Profissional Docente_ desafios e tensões no contexto de uma política pública.pdf | 317.73 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.