Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/59333
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMaria Das Graças Nascimentopt_BR
dc.creatorMaria José Batista Pinto Florespt_BR
dc.creatorDaianne Xavierpt_BR
dc.date.accessioned2023-10-09T23:12:43Z-
dc.date.available2023-10-09T23:12:43Z-
dc.date.issued2019-
dc.citation.volume19pt_BR
dc.citation.issue1pt_BR
dc.citation.spage151pt_BR
dc.citation.epage166pt_BR
dc.identifier.issn1645-1384pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/59333-
dc.description.abstractBased on a study developed, the article discusses the implementation of a policy of tutoring for teachers of the initial years, entering the municipal education network of Rio de Janeiro from 2012 on. The actions of professional teacher induction and their contribution for the work are analyzed from the perspectives of managers and teachers. It is assumed that the profession entry is a significant moment for career development and professional development and that the need to support the beginning teacher is as evident as the lack of induction policies. The reports reiterate the need to value training as an essential factor in the constitution of teaching professionalism.pt_BR
dc.description.resumoO artigo discute, com base em estudo desenvolvido, a implementação de uma política de acompanhamento de professores dos anos iniciais, ingressantes na rede municipal de ensino do Rio de Janeiro a partir de 2012. Analisam-se as ações de indução profissional docente e sua contribuição para o trabalho, a partir das perspectivas de gestores e professores. Pressupõe-se que a entrada na profissão constitui um momento significativo para a permanência na carreira e o desenvolvimento profissional e parte-se da constatação da necessidade de apoiar o professor iniciante e da carência de políticas de indução. Os relatos reiteram a necessidade de valorização da formação como fator imprescindível na constituição da profissionalidade docente.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofCurrículo Sem Fronteiraspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectIndução profissional docentept_BR
dc.subjectInserção profissionalpt_BR
dc.subjectProfessor iniciantept_BR
dc.subjectTrabalho docentept_BR
dc.subjectPolítica docentept_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherProfessorespt_BR
dc.subject.otherProfessores - Formaçãopt_BR
dc.titleIndução profissional: desafios e tensões no contexto de uma política públicapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttp://www.curriculosemfronteiras.org/vol19iss1articles/nascimento-flores-xavier.htmlpt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-5268-645Xpt_BR
Appears in Collections:Artigo de Periódico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Indução Profissional Docente_ desafios e tensões no contexto de uma política pública.pdf317.73 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.