Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/59333
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Maria Das Graças Nascimento | pt_BR |
dc.creator | Maria José Batista Pinto Flores | pt_BR |
dc.creator | Daianne Xavier | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-10-09T23:12:43Z | - |
dc.date.available | 2023-10-09T23:12:43Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.citation.volume | 19 | pt_BR |
dc.citation.issue | 1 | pt_BR |
dc.citation.spage | 151 | pt_BR |
dc.citation.epage | 166 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1645-1384 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/59333 | - |
dc.description.abstract | Based on a study developed, the article discusses the implementation of a policy of tutoring for teachers of the initial years, entering the municipal education network of Rio de Janeiro from 2012 on. The actions of professional teacher induction and their contribution for the work are analyzed from the perspectives of managers and teachers. It is assumed that the profession entry is a significant moment for career development and professional development and that the need to support the beginning teacher is as evident as the lack of induction policies. The reports reiterate the need to value training as an essential factor in the constitution of teaching professionalism. | pt_BR |
dc.description.resumo | O artigo discute, com base em estudo desenvolvido, a implementação de uma política de acompanhamento de professores dos anos iniciais, ingressantes na rede municipal de ensino do Rio de Janeiro a partir de 2012. Analisam-se as ações de indução profissional docente e sua contribuição para o trabalho, a partir das perspectivas de gestores e professores. Pressupõe-se que a entrada na profissão constitui um momento significativo para a permanência na carreira e o desenvolvimento profissional e parte-se da constatação da necessidade de apoiar o professor iniciante e da carência de políticas de indução. Os relatos reiteram a necessidade de valorização da formação como fator imprescindível na constituição da profissionalidade docente. | pt_BR |
dc.format.mimetype | pt_BR | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Currículo Sem Fronteiras | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Indução profissional docente | pt_BR |
dc.subject | Inserção profissional | pt_BR |
dc.subject | Professor iniciante | pt_BR |
dc.subject | Trabalho docente | pt_BR |
dc.subject | Política docente | pt_BR |
dc.subject.other | Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Professores | pt_BR |
dc.subject.other | Professores - Formação | pt_BR |
dc.title | Indução profissional: desafios e tensões no contexto de uma política pública | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.url.externa | http://www.curriculosemfronteiras.org/vol19iss1articles/nascimento-flores-xavier.html | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-5268-645X | pt_BR |
Appears in Collections: | Artigo de Periódico |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Indução Profissional Docente_ desafios e tensões no contexto de uma política pública.pdf | 317.73 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.