Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/59497
Tipo: Artigo de Periódico
Título: O tempo da docência no ensino médio a partir de narrativas biográficas de professores
Título(s) alternativo(s): Teaching time in high school based on teachers' biographical narratives
Autor(es): Luiz Antonio Araújo
Maria Amália de Almeida Cunha
Licínia Maria Corrêa
Resumen: Este artigo analisa, através de um estudo de caso, as experiências e as vivências dos professores no ensino médio e os desafios laborais, temporais e afetivos que lhes são impostos no exercício diário da docência. Para tanto, utiliza como aporte teórico autores como Josso (2004), Hargreaves (1998), Huberman (1985) e Goodson (1985), a fim de fundamentar as percepções dos docentes acerca do seu trabalho. A análise aqui apresentada procura contribuir para os estudos sobre os ciclos e fases na carreira docente, ao enfatizar a importância da experiência vital dos professores sobre a sua prática profissional. Assim, o artigo está dividido em duas seções, além da introdução. A primeira seção destaca algumas sínteses biográficas dos professores, tendo como cenário a docência no ensino médio. A segunda seção discute os ciclos da vida profissional dos professores a partir de suas biografias. Por fim, as conclusões procuram captar o sentido do ser e estar professor do Ensino Médio na rede pública estadual de ensino de Minas Gerais.
Abstract: This article analyzes, through a case study, the experiences and experiences of teachers in high school and the labor, temporal and affective challenges imposed on them in the daily practice of teaching. Todo so, it uses as a theoretical contribution authors such as Josso (2004), Hargreaves (1998)andHuberman (1985),in order to base the teachers' perceptions about their work. The analysis presented here seeks to contribute to the studies on the cycles and phases in the teaching career, by emphasizing the importance of the vital experience of teachers on their professional practice. Thus, the article is divided into two sections, in addition to the introduction. The first section highlights some biographical syntheses of the teachers, having as background the teaching in the middle school. The second section discusses the professional life cycles of teachers from their biographies. Finally, the conclusions seek to capture the sense of being and to be a teacher of the High School in the state public school system of Minas Gerais.
Asunto: Narrativas pessoais como assunto
Professores
Ensino
Ensino médio
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Identificador DOI: http://dx.doi.org/10.5902/1984644446935
URI: http://hdl.handle.net/1843/59497
Fecha del documento: 2022
metadata.dc.url.externa: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/46935
metadata.dc.relation.ispartof: Educação
Aparece en las colecciones:Artigo de Periódico

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
O tempo da docência no ensino médio a partir de narrativas biográficas de professores.pdf679.99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.