Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/59497
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | O tempo da docência no ensino médio a partir de narrativas biográficas de professores |
Título(s) alternativo(s): | Teaching time in high school based on teachers' biographical narratives |
Autor(es): | Luiz Antonio Araújo Maria Amália de Almeida Cunha Licínia Maria Corrêa |
Resumo: | Este artigo analisa, através de um estudo de caso, as experiências e as vivências dos professores no ensino médio e os desafios laborais, temporais e afetivos que lhes são impostos no exercício diário da docência. Para tanto, utiliza como aporte teórico autores como Josso (2004), Hargreaves (1998), Huberman (1985) e Goodson (1985), a fim de fundamentar as percepções dos docentes acerca do seu trabalho. A análise aqui apresentada procura contribuir para os estudos sobre os ciclos e fases na carreira docente, ao enfatizar a importância da experiência vital dos professores sobre a sua prática profissional. Assim, o artigo está dividido em duas seções, além da introdução. A primeira seção destaca algumas sínteses biográficas dos professores, tendo como cenário a docência no ensino médio. A segunda seção discute os ciclos da vida profissional dos professores a partir de suas biografias. Por fim, as conclusões procuram captar o sentido do ser e estar professor do Ensino Médio na rede pública estadual de ensino de Minas Gerais. |
Abstract: | This article analyzes, through a case study, the experiences and experiences of teachers in high school and the labor, temporal and affective challenges imposed on them in the daily practice of teaching. Todo so, it uses as a theoretical contribution authors such as Josso (2004), Hargreaves (1998)andHuberman (1985),in order to base the teachers' perceptions about their work. The analysis presented here seeks to contribute to the studies on the cycles and phases in the teaching career, by emphasizing the importance of the vital experience of teachers on their professional practice. Thus, the article is divided into two sections, in addition to the introduction. The first section highlights some biographical syntheses of the teachers, having as background the teaching in the middle school. The second section discusses the professional life cycles of teachers from their biographies. Finally, the conclusions seek to capture the sense of being and to be a teacher of the High School in the state public school system of Minas Gerais. |
Assunto: | Narrativas pessoais como assunto Professores Ensino Ensino médio |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | FAE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Identificador DOI: | http://dx.doi.org/10.5902/1984644446935 |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/59497 |
Data do documento: | 2022 |
metadata.dc.url.externa: | https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/46935 |
metadata.dc.relation.ispartof: | Educação |
Aparece nas coleções: | Artigo de Periódico |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
O tempo da docência no ensino médio a partir de narrativas biográficas de professores.pdf | 679.99 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.