Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/59581
Type: Artigo de Periódico
Title: A interface da educação especial em uma escola indígena xakriabá: diálogos oportunos
Other Titles: The interface of special education in an indigenous school xakriabá: opportune dialogues
Authors: Ana Carolina Machado Ferrari
Monica Maria Farid Rahme
Shirley Aparecida de Miranda
Abstract: O presente artigo tem por objetivo discutir o processo de inclusão escolar de alunos Xakriabá que compõem o público alvo da educação Especial a partir das experiências da Escola Estadual Xukurank, situada na região norte do Estado de Minas Gerais. Por meio de uma pesquisa realizada na Terra Indígena Xakriabá, foi possível perceber que, embora a Educação Escolar Indígena seja assegurada legalmente como uma construção coletiva e diferenciada, pautada nas demandas de cada povo, ao se buscar um diálogo com a Educação Especial, tal diferenciação ainda se mostra pontual.
Abstract: The present article aims at discussing the inclusion process of the Xakriabá students that compound the target public of the Special Education from the experiences in the Xukurank State School, located in the north region of Minas Gerais State. Through a research carried out in the Xakriabá Indigenous Territory it was possible to observe that, although the Indigenous Education is legally assured as a collective and differentiated construction ruled by the demands of each people, as one tries to find a dialogue with the Special Education, such differentiation is still very specific.
Subject: Índios xakriabá
Educação especial
Indígenas - educação
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.18227/2675-3294repi.v1i0.6710
URI: http://hdl.handle.net/1843/59581
Issue Date: 2020
metadata.dc.url.externa: https://revista.ufrr.br/repi/article/view/e202029
metadata.dc.relation.ispartof: Revista educação, pesquisa e inclusão
Appears in Collections:Artigo de Periódico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A interface da educação especial em uma escola indígena xakriabá_ diálogos oportunos.pdf407.67 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.