Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/59697
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Diogo Alves de Faria Reispt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1329642979586575pt_BR
dc.contributor.referee1Samira Zaidanpt_BR
dc.contributor.referee2Denise Alves de Araújopt_BR
dc.creatorAna Luiza Barbosa Regopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4063490338004011pt_BR
dc.date.accessioned2023-10-19T14:02:10Z-
dc.date.available2023-10-19T14:02:10Z-
dc.date.issued2023-01-30-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/59697-
dc.description.resumoA Fotoeducação Matemática promove o desenvolvimento da curiosidade matemática e pode despertar a criatividade do estudante no campo matemático por meio da fotografia. Utilizando de valores cognitivos, estéticos e criativos, atividades cuidadosamente planejadas com foco na educação matemática e apoiadas pela fotografia podem desenvolver o processo de visualização e reconhecimento de objetos matemáticos. Tal contexto justifica a apresentação dessa pesquisa de mestrado no Programa de Mestrado Profissional PROMESTRE UFMG, que busca compreender e analisar o uso da fotografia como ferramenta didática para ensinar geometria no Ensino Fundamental II, investigando como o desenvolvimento de uma sequência didática que aborda conceitos geométricos por meio da fotografia, para turmas do 8º ano do Ensino Fundamental, pode contribuir para o aprendizado de geometria desses estudantes. A sequência didática foi elaborada na perspectiva da Fotoeducação Matemática, à luz de Malgorzata Makiewicz, além das diretrizes da BNCC (2018) para o ensino de Geometria. Nesse sentido, a sequência didática foi formulada de maneira a explorar as temáticas de figuras geométricas planas e espaciais e proporção. A sequência foi aplicada de forma presencial, por meio de oito encontros de cinquenta minutos cada, em uma turma com cerca de vinte e cinco alunos. Após a aplicação de resultados, foi feita uma análise de natureza qualitativa e descritiva das discussões levantadas durantes as aulas. Como resultado, percebemos que os encontros impactaram de forma positiva o interesse dos estudantes pela Matemática. Conceitos de figuras geométricas e seus elementos foram, em sua maioria, apreendidos e aplicados de forma correta. Por fim, espera-se que esse trabalho e seus resultados também sirvam de estímulo e auxilio para outros professores que desejem trabalhar conceitos geométricos à luz da fotografia.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação e Docênciapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFotoeducação matemáticapt_BR
dc.subjectFotografiapt_BR
dc.subjectGeometriapt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.titlePossibilidades pedagógicas do uso da fotografia: uma proposta para ensinar Geometria no ensino fundamental IIpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTACAO VERSÃO FINAL.pdf8.86 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.