Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/59697
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Diogo Alves de Faria Reis | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1329642979586575 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Samira Zaidan | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Denise Alves de Araújo | pt_BR |
dc.creator | Ana Luiza Barbosa Rego | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4063490338004011 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-10-19T14:02:10Z | - |
dc.date.available | 2023-10-19T14:02:10Z | - |
dc.date.issued | 2023-01-30 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/59697 | - |
dc.description.resumo | A Fotoeducação Matemática promove o desenvolvimento da curiosidade matemática e pode despertar a criatividade do estudante no campo matemático por meio da fotografia. Utilizando de valores cognitivos, estéticos e criativos, atividades cuidadosamente planejadas com foco na educação matemática e apoiadas pela fotografia podem desenvolver o processo de visualização e reconhecimento de objetos matemáticos. Tal contexto justifica a apresentação dessa pesquisa de mestrado no Programa de Mestrado Profissional PROMESTRE UFMG, que busca compreender e analisar o uso da fotografia como ferramenta didática para ensinar geometria no Ensino Fundamental II, investigando como o desenvolvimento de uma sequência didática que aborda conceitos geométricos por meio da fotografia, para turmas do 8º ano do Ensino Fundamental, pode contribuir para o aprendizado de geometria desses estudantes. A sequência didática foi elaborada na perspectiva da Fotoeducação Matemática, à luz de Malgorzata Makiewicz, além das diretrizes da BNCC (2018) para o ensino de Geometria. Nesse sentido, a sequência didática foi formulada de maneira a explorar as temáticas de figuras geométricas planas e espaciais e proporção. A sequência foi aplicada de forma presencial, por meio de oito encontros de cinquenta minutos cada, em uma turma com cerca de vinte e cinco alunos. Após a aplicação de resultados, foi feita uma análise de natureza qualitativa e descritiva das discussões levantadas durantes as aulas. Como resultado, percebemos que os encontros impactaram de forma positiva o interesse dos estudantes pela Matemática. Conceitos de figuras geométricas e seus elementos foram, em sua maioria, apreendidos e aplicados de forma correta. Por fim, espera-se que esse trabalho e seus resultados também sirvam de estímulo e auxilio para outros professores que desejem trabalhar conceitos geométricos à luz da fotografia. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Fotoeducação matemática | pt_BR |
dc.subject | Fotografia | pt_BR |
dc.subject | Geometria | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Educação matemática | pt_BR |
dc.title | Possibilidades pedagógicas do uso da fotografia: uma proposta para ensinar Geometria no ensino fundamental II | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DISSERTACAO VERSÃO FINAL.pdf | 8.86 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.