Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/59927
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Artes visuais e dança no ensino de arte: um diálogo a partir dos trabalhos de Lygia Clark, Lygia Pape e Hélio Oiticica
Título(s) alternativo(s): Visual arts and dance in art education: a dialogue based on the works of Lygia Clark, Lygia Pape, and Hélio Oiticica
Autor(es): Tatiane Regielle de Morais
Primeiro Orientador: Lourenço Martins Marques
Primeiro membro da banca : Rodrigo Borges Coelho
Resumo: Este artigo tem por objetivo expor um possível diálogo entre as artes visuais e a dança no ensino de arte a partir de três artistas, Lygia Clark, Lygia Pape e Hélio Oiticica. Os três são artistas modernistas brasileiros que trabalharam a experimentação e a interação do público com a obra, privilegiando a relação entre o corpo e o movimento para que a obra possa acontecer. Para fundamentar esta discussão, parte-se do catálogo Hélio Oiticica: A dança na minha experiência (MASP, 2020), assim como da leitura dos livros de Ana Mae Barbosa Abordagem triangular no ensino das artes e culturas visuais (BARBOSA, 2010) e Arte Educação e Cultura (BARBOSA, 2012), além dos livros de Isabel Marques Linguagem da dança: arte e ensino (MARQUES, 2010), Dançando na escola (MARQUES, 2012) e Arte em questões (BRAZIL; MARQUES, 2014). Assim, este artigo se propõe a expor esse possível diálogo e suas reverberações no ensino da arte, a partir das obras dos artistas supracitados.
Abstract: This article aims to explore a potential dialogue between visual arts and dance through the works of three artists: Lygia Clark, Lygia Pape, and Hélio Oiticica. These three Brazilian modernist artists focused on experimentation and public interaction with their artwork, emphasizing the relationship between the body and its movement to bring the artwork to life. To support this discussion, we draw from the catalog “Hélio Oiticica: Dance in My Experience” (MAM, 2020), as well as the books by Ana Mae Barbosa: "Art Education and Culture" (BARBOSA, 2012) and "Triangular Approach in Teaching Arts and Visual Cultures" (BARBOSA, 2010). We also consider the books by Isabel Marques: "Language of Dance: Art and Education" (MARQUES, 2010), "Dancing in School" (MARQUES, 2012), and "Art in Questions" (BRAZIL; MARQUES, 2014). Therefore, this article aims to present this possible dialogue and its reverberations in art education, based on the works of the aforementioned artists.
Assunto: Clark, Lygia, 1920-1988
Pape, Lygia, 1927-2004
Oiticica, Hélio, 1937-1980
Arte - Estudo e ensino
Dança
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
Curso: Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/59927
Data do documento: 14-Jul-2023
Aparece nas coleções:Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Art_Tatiane_Vers_Final_04_07_REV_FINAL (1)_compressed.pdfARTES VISUAIS E DANÇA NO ENSINO DE ARTE: Um diálogo a partir dos trabalhos de Lygia Clark, Lygia Pape e Hélio Oiticica326.99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.