Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/59927
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Lourenço Martins Marquespt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9849545543968768pt_BR
dc.contributor.referee1Rodrigo Borges Coelhopt_BR
dc.creatorTatiane Regielle de Moraispt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5352265734736143pt_BR
dc.date.accessioned2023-10-24T14:09:59Z-
dc.date.available2023-10-24T14:09:59Z-
dc.date.issued2023-07-14-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/59927-
dc.description.abstractThis article aims to explore a potential dialogue between visual arts and dance through the works of three artists: Lygia Clark, Lygia Pape, and Hélio Oiticica. These three Brazilian modernist artists focused on experimentation and public interaction with their artwork, emphasizing the relationship between the body and its movement to bring the artwork to life. To support this discussion, we draw from the catalog “Hélio Oiticica: Dance in My Experience” (MAM, 2020), as well as the books by Ana Mae Barbosa: "Art Education and Culture" (BARBOSA, 2012) and "Triangular Approach in Teaching Arts and Visual Cultures" (BARBOSA, 2010). We also consider the books by Isabel Marques: "Language of Dance: Art and Education" (MARQUES, 2010), "Dancing in School" (MARQUES, 2012), and "Art in Questions" (BRAZIL; MARQUES, 2014). Therefore, this article aims to present this possible dialogue and its reverberations in art education, based on the works of the aforementioned artists.pt_BR
dc.description.resumoEste artigo tem por objetivo expor um possível diálogo entre as artes visuais e a dança no ensino de arte a partir de três artistas, Lygia Clark, Lygia Pape e Hélio Oiticica. Os três são artistas modernistas brasileiros que trabalharam a experimentação e a interação do público com a obra, privilegiando a relação entre o corpo e o movimento para que a obra possa acontecer. Para fundamentar esta discussão, parte-se do catálogo Hélio Oiticica: A dança na minha experiência (MASP, 2020), assim como da leitura dos livros de Ana Mae Barbosa Abordagem triangular no ensino das artes e culturas visuais (BARBOSA, 2010) e Arte Educação e Cultura (BARBOSA, 2012), além dos livros de Isabel Marques Linguagem da dança: arte e ensino (MARQUES, 2010), Dançando na escola (MARQUES, 2012) e Arte em questões (BRAZIL; MARQUES, 2014). Assim, este artigo se propõe a expor esse possível diálogo e suas reverberações no ensino da arte, a partir das obras dos artistas supracitados.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEBA - ESCOLA DE BELAS ARTESpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneaspt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArtes visuaispt_BR
dc.subjectLygia Clarkpt_BR
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectHélio Oiticicapt_BR
dc.subjectLygia Papept_BR
dc.subject.otherClark, Lygia, 1920-1988pt_BR
dc.subject.otherPape, Lygia, 1927-2004pt_BR
dc.subject.otherOiticica, Hélio, 1937-1980pt_BR
dc.subject.otherArte - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherDançapt_BR
dc.titleArtes visuais e dança no ensino de arte: um diálogo a partir dos trabalhos de Lygia Clark, Lygia Pape e Hélio Oiticicapt_BR
dc.title.alternativeVisual arts and dance in art education: a dialogue based on the works of Lygia Clark, Lygia Pape, and Hélio Oiticicapt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Art_Tatiane_Vers_Final_04_07_REV_FINAL (1)_compressed.pdfARTES VISUAIS E DANÇA NO ENSINO DE ARTE: Um diálogo a partir dos trabalhos de Lygia Clark, Lygia Pape e Hélio Oiticica326.99 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.