Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/60024
Type: Artigo de Evento
Title: Fatores que influenciam as atitudes ambientais dos estudantes de negócios
Authors: Poliana Moreira de Andrade
Eduardo Mendes Nascimento
Abstract: O presente estudo tem por objetivo identificar quais eram as variáveis que influenciavam a consciência ecológica dos estudantes na área de negócios em duas instituições educacionais. Com fins de se atingir os objetivos, foi feito uma pesquisa descritiva, utilizando-se de um levantamento como estratégia para coleta de dados, com abordagem quantitativa para sua análise. Este levantamento foi feito com 257 graduandos que responderam a um questionário contendo 35 questões. O questionário foi estruturado em 2 partes, sendo a primeira constituída de variáveis que tiveram o objetivo de descrever a amostra e a segunda parte com objetivo de levantar o grau de consciência ambiental apresentado pelos respondentes. Os dados que foram obtidos através dos questionários foram tabulados em pacote estatístico (Stata), no qual foram realizadas análises estatísticas descritiva e inferencial (regressão linear). Assim, foram identificadas as variáveis que influenciam a consciência ecológica dos graduandos dos citados cursos, bem como quais as variáveis se apresentam com mais ou menos relevâncias nas atitudes ambientalmente desejadas em relação ao meio ambiente. Os resultados demonstraram que a família é estatisticamente significativa na aquisição de hábitos ambientalmente corretos, além dela, idade, curso e instituição que frequenta e possuir filhos, também o são. Além dessas, a autoimagem em relação à prática de atitudes que minimizem a dilapidação do meio ambiente se demonstrou relevante para que os indivíduos tenham atitudes ambientalmente corretas. Finalmente, de par dos resultados deste trabalho, espera-se que, ao saber o que influencia as atitudes dos indivíduos, possa haver a estruturação de políticas educacionais e empresariais de modo a promover o uso consciente e racional dos recursos naturais.
Subject: Educação ambiental
Negócios
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/60024
Issue Date: Oct-2016
metadata.dc.relation.ispartof: Congresso Nacional de Administração e Contabilidade - AdCont
Appears in Collections:Artigo de Evento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Fatores que Influenciam as Atitudes Ambientais dos Estudantes de Negócios.pdf228.13 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.